Só deu Márquez hoje (1ª) no GP da Tailândia, primeira etapa da MotoGP em 2025. Correndo pela primeira vez na equipe oficial Ducati, o octacampeão garantiu a pole position e venceu a Sprint acompanhado de seu irmão, Alex Márquez.
Márquez (Ducati) já havia dado sinais de que estava muito à vontade no circuito de Buriram desde a pré-temporada, quando estabeleceu o melhor tempo na pista. O espanhol também dominou facilmente os treinos de sexta (28) e era naturalmente o favorito para a pole.
Ela foi garantida com o tempo de 1min28s782, e só não foi melhorada porque saiu da pista quando vinha ainda mais rápido. Confirmando o seu excelente entrosamento com a Ducati GP24, Alex Márquez ficou só 0s146 atrás e vem acompanhando o irmão em todas as sessões.
E Pecco Bagnaia? O bicampeão italiano foi obrigado a passar pelo Q1, assim como Jack Miller (Pramac Yamaha) e conforme o esperado avançou para a primeira fila, apenas 0s173 atrás de Márquez. Mas a surpresa foi mesmo Miller, que se qualificou em uma ótima quarta posição.
Outra grande surpresa do Q2 foi o novato Ai Ogura (Trackhouse Aprilia), que em sua primeira sessão na MotoGP se qualificou em quinto, à frente de Franco Morbidelli (VR46 Ducati) em sexto e de Pedro Acosta (KTM) em sétimo. Os pilotos da Honda, Joan Mir e Johann Zarco ficaram em 11ª e 12ª.
Sprint Race
Na hora da corrida curta do fim de semana, quatro horas depois, Márquez novamente cumpriu o seu papel de favorito e venceu de ponta a ponta, sem se intimidar pelo forte calor de 37 graus que imperava no circuito internacional de Chang naquele momento.
Bagnaia bem que tentou roubar o segundo lugar de Alex Márquez, mas o espanhol mostrou que vai ser uma pedra no sapato do italiano nessa temporada. Além dele, Ai Ogura continuou impressionando, mantendo o quarto lugar e se fixando diretamente na roda traseira de sua Ducati.
Por outro lado, Miller exagerou e jogou a sua Yamaha M1 no chão quando vinha na 6ª posição. Pedro Acosta assumiu o posto, mas teve que lutar com Brad Binder, que subiu do 14ª para o sétimo lugar e com Fabio Quartararo (Yamaha), todos próximos.
Nas últimas cinco voltas, Bagnaia conseguiu aumentar o ritmo e se afastar de Ogura. Mas a pequena ofensiva chegou tarde demais. Márquez venceu a prova após 13 voltas a frente de Alex e Pecco, mais de 3 segundos atrás. Ogura marcou um excelente quarto lugar, a primeira Aprilia classificada.
Morbidelli, Acosta, Quartararo e Binder vieram nas posições subsequentes. Mir e Zarco tiveram que se contentar com a nona e décima posições. Marco Bezzecchi (Aprilia) errou na largada e despencou de 8ª para último, mas fez uma forte corrida de recuperação e terminou em 12ª.
GP da Tailândia – Sprint Race
1.Marc Márquez (Ducati) 13 voltas em 19:35,005 min
2.Alex Márquez (Ducati) +1,185 seg
3.Francesco Bagnaia (Ducati) +3,423
4.Ai Ogura (Aprilia) +4,392
5.Franco Morbidelli (Ducati) +5,790
6.Pedro Acosta (KTM) +11,700
7.Fabio Quartararo (Yamaha) +13,437
8.Brad Binder (KTM) +14,228
9.Joan Mir (Honda) +15,453
10.Johann Zarco (Honda) +16,209
11.Raúl Fernández (Aprilia) +16,817
12.Marco Bezzecchi (Aprilia) +17,152
13.Fermin Aldeguer (Ducati) +17,741
14.Maverick Viñales (KTM) +18,984
15.Luca Marini (Honda) +19,149
16.Miguel Oliveira (Yamaha) +19,569
17.Alex Rins (Yamaha) +20,149
18.Enea Bastianini (KTM) +23,948
19.Somkiat Chantra (Honda) +24,594
20.Lorenzo Savadori (Aprilia) +31,443
GP da Tailândia – Grid de Largada
1.Marc Márquez (Ducati) 1:28,782 min
2.Alex Márquez (Ducati) +0,146 seg
3.Francesco Bagnaia (Ducati) +0,173
4.Jack Miller (Yamaha) +0,308
5.Ai Ogura (Aprilia) +0,352
6.Franco Morbidelli (Ducati) +0,489
7.Pedro Acosta (KTM) +0,538
8.Marco Bezzecchi (Aprilia) +0,599
9.Raúl Fernández (Aprilia) +0,693
10.Fabio Quartararo (Yamaha) +0,607
11.Joan Mir (Honda) +0,740
12.Johann Zarco (Honda) +0,827
13.Fabio Di Giannantonio (Ducati)
14.Brad Binder (KTM)
15.Fermin Aldeguer (Ducati)
16.Luca Marini (Honda)
17.Miguel Oliveira (Yamaha)
18.Maverick Viñales (KTM)
19.Alex Rins (Yamaha)
20.Enea Bastianini (KTM)
21.Somkiat Chantra (Honda)
22.Lorenzo Savadori (Aprilia)