Marc Márquez bem que tentou, mas não conseguiu tirar a pole position de Jorge Lorenzo hoje (7) na sessão classificatória para o Grande Prêmio de Valência, a última etapa da temporada. “Eu quase caí“, explicou depois.
Márquez começou bem o dia, liderando o último treino livre (FP4). No entanto, quando voltou à pista no decisivo Q2 não conseguiu acertar uma boa volta, ficando à longínquos 0s488 do espanhol da Yamaha.
“Eu fiz uma boa primeira volta, mas cometi erros. Portanto, eu pensei ‘eu posso melhorar novamente com o segundo pneu’, mas errei novamente. Eu vim para os boxes e vi o tempo de volta de Jorge. Eu sabia que talvez pudesse melhorar. Claro, eu tentei, mas eu fui até o limite e quase caí. Isso me custou alguns décimos. Mas eu estou feliz com a fila da frente, embora a pole fosse o meu objetivo.” (Marc Márquez)
Vencedor na corrida do ano passado, Márquez acha que a vitória é possível, apesar dos constantes problemas de pneu enfrentados pela Honda nessa temporada. O bicampeão aposta na previsão do tempo (que aponta uma temperatura mais amena amanhã) para ser forte.
“Parece que temos um bom ritmo para a corrida. A condição dos pneus depois de dez ou quinze voltas é, naturalmente, um ponto de interrogação. Todos os pilotos superaqueceram ambos os pneus aqui. Então nós temos que lidar bem com isso e ficar atento à Jorge porque ele é provavelmente o mais forte. Geralmente usamos o pneu dianteiro duro, mas ninguém estava contando com temperaturas tão elevadas aqui. Isso nos traz problemas, mas nós mudamos o equilíbrio da moto, a fim de resolver isso. No domingo, pode ser um pouco mais frio, o que pode nos ajudar.”
Lorenzo conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Valência. Márquez e seu companheiro de equipe na Honda, Dani Pedrosa completam a primeira fila. O líder do campeonato, Valentino Rossi irá largar na última posição do grid de largada, graças à punição que levou na última etapa, na Malásia.