Marc Márquez foi o mais rápido hoje (18) no treino que define as entradas para o Q2 do GP da Austrália. Em uma sessão turbulenta, o octacampeão ficou à frente de Alex Márquez e Marco Bezzecchi.
Normalmente o primeiro treino livre pela manhã (FP1) disponibiliza 45 minutos para os pilotos trabalharem no acerto das motos. No entanto, como sempre, o tempo é absolutamente imprevisível em Phillip Island e a sessão foi cancelada devido à chuva.
Era uma sessão importante, onde os pilotos recolheriam dados com o novo asfalto implementado na pista. Assim, eles tiveram que começar os ensaios no treino da tarde, que decide os 10 primeiros a entrar diretamente para o Q2 sem qualquer conhecimento prévio.
Com temperatura ambiente em 20 graus celsius e tempo nublado, o asfalto estava quase que totalmente seco na sessão vespertina, as 15 horas locais. Como o risco da chuva voltar permanecia, todos foram para a pista assim que o cronômetro começou a rodar.
Depois de apenas dois minutos, Jorge Martin (Pramac Ducati) caiu na curva 4. Havia muito trânsito na pista e Fabio Quartararo (Yamaha) teve que travar forte para evitar uma colisão. Sete minutos depois, Jack Miller (KTM) também caiu na mesma curva.
Com dez minutos, Maverick Vinales (Aprilia) liderava a tabela de tempos com o tempo de 1min29s383, à frente de Marc Márquez (Gresini Ducati) e Johann Zarco (LCR Honda). Três minutos depois, o octacampeão assumiu a liderança com 1min29s020.
Após 15 minutos, a bandeira vermelha foi agitada por uma estranha razão: um pássaro havia se perdido na pista. A essa altura, nem Martin nem Pecco Bagnaia (Lenovo Ducati) tinham completado uma volta completa. Poucos minutos depois, a pista foi reaberta.
Com 20 minutos, Bagnaia entrou na lista de tempos com o 16ª lugar. Imediatamente depois, Martin estabeleceu o segundo tempo mais rápido. Logo depois, o herói local Miller conseguiu assumir a liderança com o tempo de 1min28s731.
Quando os pilotos voltaram aos boxes para um pequeno intervalo, a ordem era Miller, Marc Márquez, Martin, Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati), Enea Bastianini (Ducati), Marco Bezzecchi (VR46 Ducati), Pedro Acosta (KTM), Vinales, Zarco e Brad Binder (KTM). Bagnaia era apenas 14ª.
Restando 25 minutos, Marc Márquez melhorou para 1min28s454. Bagnaia melhorava para a 6ª posição. Depois, o vencedor do ano passado Zarco ficou em segundo lugar com o tempo de 1min28s576. Mas foi Viñales quem assumiu a ponta com 1min28s160.
Mas Márquez ainda tinha lenha para queimar e restando 8 minutos marcou o tempo definitivo: 1min27s770. Martin acompanhou a melhora no ritmo em segundo, apenas 0s197 atrás. Bagnaia, por outro lado, vinha apenas na 12ª posição.
Nos cinco minutos finais, a pressão cresce muito para conseguir uma vaga para o Q2 e as quedas se acentuam. Lorenzo Savadori (Aprilia) caiu na curva 1, Acosta na curva 4 e Miller na curva 6. Martin quase colidiu com um coelho! A vida selvagem local queria estar presente na sessão de hoje.
No finalizinho, Alex Márquez (Gresini Ducati) pulou para segundo e Bezzecchi ficou em terceiro. Eles acabaram empurrando Martin para a quarta posição e Bagnaia conseguiu melhorar para quinto, a pouco mais de dois décimos do líder.
Vinales, Binder, Di Giannantonio, Franco Morbidelli (Pramac Ducati) e Alex Rins (Yamaha) passaram direto para o Q2. Miller, em 12ª, terá que passar pelo Q1, assim como Acosta, que terminou apenas em 13ª e Bastianini, que foi o único piloto da Ducati que não passou direto para o Q2 em 16ª.
GP da Austrália – Treino que define as entradas para o Q2
- Marc Márquez (E), Ducati, 1:27.770 min
- Alex Márquez (E), Ducati +0,102 seg
- Marco Bezzecchi (I), Ducati +0,188
- Jorge Martín (E) Ducati +0,197
- Francesco Bagnaia (I) Ducati +0,243
- Maverick Vinales (E) Aprilia +0,390
- Brad Binder (ZA) KTM +0,495
- Fabio Di Giannantonio (I) +0,542
- Franco Morbidelli (I), Ducati +0,550
- Alex Rins (E) Yamaha +0,658
- Fabio Quartararo (F) Yamaha +0,673
- Jack Miller (AUS) KTM +0,699
- Pedro Acosta (E) KTM, +0,758
- Johann Zarco (F) Honda +0,806
- Augusto Fernandez (E) KTM, +0,858
- Enea Bastianini (I) Ducati +0,989
- Joan Mir (E), Honda +1,003
- Aleix Espargaró (E) Aprilia +1,012
- Luca Marini (I), Honda +1.050
- Takaaki Nakagami (J) Honda +1.523
- Lorenzo Savadori (I), Aprilia +2.099
- Raúl Fernández (E) Aprilia +2.288