A pré-temporada 2015 da MotoGP começou hoje (4) em Sepang, na Malásia, com o primeiro dia de testes. Marc Márquez foi o mais rápido, tirando Valentino Rossi da primeira posição nos últimos cinco minutos.
Apesar de a liderança ter permanecido com o atual bicampeão do mundo, o primeiro treino coletivo de 2015 foi, na verdade, marcado por uma boa competitividade. Rossi, que foi o melhor durante a maior parte do dia, ficou à apenas 0s118 do tempo de Márquez.
O companheiro de equipe de Rossi, Jorge Lorenzo também chegou próximo, em terceiro, a 0s259 do tempo de Márquez. Outra boa surpresa foi Andrea Dovizioso, que com a última atualização da Ducati do ano passado (GP14.3), ficou em quarto, a 0s237 do líder.
Dani Pedrosa começou bem o dia, sendo o mais rápido pela manhã, finalizando a sessão em quinto lugar. Entretanto, o espanhol caiu na curva 9, sem maiores conseqüências. Mas, essa não foi a primeira queda de 2015. A “honra” coube à Pol Espargaró. O espanhol da Tech3 Yamaha foi ao chão na curva 11, mas conseguiu se recuperar para assumir o sexto lugar.
Andrea Iannone colocou a segunda Ducati em sétimo lugar e Stefan Bradl, agora defendendo as cores da Forward Yamaha, em oitavo, mostrando boa evolução em relação aos testes do final do ano passado. Os britânicos Bradley Smith, Cal Crutchlow e Scott Redding ficaram em 9º, 10º e 11º, respectivamente.
Para as equipes que estão retornando à MotoGP, Suzuki e Aprilia, o dia mostrou bem o grande trabalho que terão pela frente até se reaproximarem dos primeiros. Os japoneses ficaram em 14º com Aleix Espargaró. Seu tempo em 2min02s225 foi quase dois segundos exatos mais alto que o de Márquez. Maverick Viñales foi o 21º.
Para a Aprilia, as dificuldades foram ainda maiores. Os dois pilotos, Álvaro Bautista e Marco Melandri pararam na pista com problemas mecânicos em momentos diferentes da sessão. O espanhol ficou em 15º (melhor volta em 2min02s285), enquanto o italiano apenas 26º, com 4s3 de atraso para o líder.
Nicky Hayden, agora pilotando uma Honda RC213V-RS, foi a melhor moto Open, em 17º. O novato Jack Miller completou mais um passo em sua adaptação à MotoGP, assinalando o 19º posto. Eugene Laverty, e Loris Baz, que também farão a estréia na categoria rainha, ficaram em 22º e 25º respectivamente. Os testes continuam amanhã (5).
Sepang 1 – (Dia 1)
01. Marc Marquez (Honda) – 2m00.262s – 63 voltas
02. Valentino Rossi (Yamaha) – 0.118s – 57 voltas
03. Jorge Lorenzo (Yamaha) – 0.259s – 55 voltas
04. Andrea Dovizioso (Ducati) – 0.355s – 41 voltas
05. Daniel Pedrosa (Honda) – 0.483s – 45 voltas
06. Pol Espargaro (Tech 3 Yamaha) – 0.668s – 55 voltas
07. Andrea Iannone (Ducati) – 1.162s – 59 voltas
08. Stefan Bradl (Forward Yamaha) – 1.294s – 58 voltas
09. Bradley Smith (Tech 3 Yamaha) – 1.445s – 52 voltas
10. Cal Crutchlow (LCR Honda) – 1.451s – 61 voltas
11. Scott Redding (Marc VDS Honda) – 1.655s – 63 voltas
12. Michele Pirro (Pramac Ducati) – 1.689s – 54 voltas
13. Danilo Petrucci (Pramac Ducati) – 1.874s – 50 voltas
14. Aleix Espargaro (Suzuki) – 1.963s – 46 voltas
15. Alvaro Bautista (Aprilia Gresini) – 2.023s – 50 voltas
16. Hiroshi Aoyama (Honda) – 2.298s – 69 voltas
17. Nicky Hayden (Aspar Honda) – 2.437s – 46 voltas
18. Hector Barbera (Avintia Ducati) – 2.438s – 55 voltas
19. Jack Miller (LCR Honda) – 2.545s – 59 voltas
20. Katsuyuki Nakasuga (Yamaha) – 2.830s – 47 voltas
21. Maverick Vinales (Suzuki) – 2.902s – 69 voltas
22. Eugene Laverty (Aspar Honda) – 3.033s – 47 voltas
23. Mike Di Meglio (Avintia Ducati) – 3.616s – 58 voltas
24. Karel Abraham (AB Motoracing Honda) – 3.617s – 46 voltas
25. Loris Baz (Forward Yamaha) – 3.901s – 66 voltas
26. Marco Melandri (Aprilia Gresini) – 4.240s – 42 voltas
27. Alex de Angelis (Ioda Aprilia) – 4.411s – 46 voltas
28. Takumi Takahashi (Honda) – 4.457s – 77 voltas
29. Takuya Tsuda (Suzuki) – 5.216s – 18 voltas
30. Michael Laverty (Aprilia Gresini) – 5.928s – 28 voltas