Apenas dois dias após o término da temporada 2015, a MotoGP voltou à pista de Valência para os primeiros testes pré-temporada 2016. Nessa terça-feira (10) Marc Márquez foi o mais veloz com o tempo de 1min31s551.
Equipes e pilotos terão muito trabalho duro pela frente até o começo da nova temporada em março do próximo ano, no Catar. Além das habituais trocas de pilotos que sempre acontecem, o regulamento para 2016 é bem diferente. Todos os times, por exemplo, terão que correr com a mesma centralina (ECU) padronizada pela Dorna, uma medida para nivelar a competição.
Outra mudança importante é no fornecedor de pneus. Depois de oito anos, a Bridgestone sai de cena e volta a Michelin, mudando também o diâmetro do aro das rodas, de 16,5 para 17 polegadas, como em uma moto de produção comum. Não foi a primeira vez que os pilotos experimentaram a borracha francesa, mas as impressões continuam as mesmas: é preciso melhorar.
Foi assim que Márquez passou o dia, avaliando o comportamento dos pneus, primeiro com a moto de 2015 pela manhã e depois com o novo modelo de 2016 à tarde. O espanhol ficou a apenas um décimo do tempo conquistado na classificação de sábado (7), ainda com os pneus Bridgestone, apesar de uma queda na curva 3.
Apenas 88 milésimos atrás ficou o “ducatista” Andrea Iannone, apesar de ter sofrido não apenas uma, mas duas quedas na curva 3. O italiano utilizou uma GP15 adaptada ao novo regulamento, conseguindo ficar à frente de Dani Pedrosa, o terceiro, que também estabeleceu sua melhor volta (1min31s681) com a moto de 2015.
A quarta posição ficou com o “estreante do ano”, Maverick Viñales. O piloto da Suzuki (assim como seu companheiro de equipe, Aleix Espargaró, nono colocado) utilizou os pneus Michelin, melhorando em quase meio segundo o tempo da classificação de sábado. A marca japonesa colocou na pista dois pilotos de teste: Takuya Tsuda (22º) e Nobuatsu Aoki (23º), que trabalharam para desenvolver a ECU.
O novo campeão do mundo Jorge Lorenzo ficou apenas em quinto, a 0s216 do tempo de Márquez. Tanto o espanhol como seu colega de Yamaha, Valentino Rossi (12º) utilizaram a YZR-M1 2015 pela manhã, passando para o modelo 2016 à tarde, com ambos realizando suas melhores voltas nesse período.
Apesar de uma queda na curva 5 logo no começo do dia, Cal Crutchlow ficou em sexto lugar, utilizando as sessões para testar, além dos pneus, novas pinças de freio da japonesa Nissin. O britânico ficou à 0s360 de Márquez.
A dupla da Yamaha Tech3, Pol Espargaró e Bradley Smith foram sétimo e oitavo, respectivamente, apesar do espanhol cair na curva 1, pouco antes do almoço. Apenas seis centésimos separaram os dois companheiros de equipe.
Scott Redding teve sua primeira experiência a bordo da Ducati GP15 que utilizará em 2016. O piloto britânico parece ter gostado de sua nova moto, melhorando seu tempo da corrida de domingo em mais de meio segundo para encerrar o dia em 11º, dois décimos mais rápido que o companheiro de equipe, Danilo Petrucci (13º).
Outro que melhorou consideravelmente seu tempo em relação à domingo foi Jack Miller, agora correndo pela Honda da equipe Marc VDS. O australiano ficou em 15º, logo à frente de seu companheiro de equipe, Esteve ‘Tito’ Rabat, o piloto que mais completou voltas ao longo do dia: nada menos do que 84 passagens nas duas sessões. O espanhol foi o 16º.
O trabalho duro continua para a Aprilia-Gresini, que fechou o dia com Stefan Bradl apenas em 17º e Álvaro Bautista em 20º. Os dois continuaram o desenvolvimento da máquina de 2015, utilizando agora os novos pneus e eletrônica. Confira aqui a tabela de tempos completa.