Marc Márquez foi o mais rápido hoje (15), no primeiro dia de testes coletivos no circuito australiano de Phillip Island. O campeão estabeleceu a melhor volta em 1min29s497, superando Valentino Rossi em 0s186. Jorge Lorenzo foi apenas 11º.
O dia foi marcado por algumas interrupções devido a animais na pista e acidentes, de Alvaro Bautista, Hector Barberá, Pol Espargaró, Scott Redding e Sam Lowes, que caiu na curva 6. O britânico saiu ileso da queda, mas a sessão foi interrompida para que a barreira pudesse ser reparada.
Márquez deu continuidade aos experimentos que vinha fazendo em Sepang, avaliando uma nova versão do motor Honda. O espanhol completou 68 voltas, a mais rápida delas na 53º passagem. Mostrando bom ritmo durante todo o dia, Rossi ficou em segundo apenas um décimo atrás do líder embora quase tenha caído no começo da sessão.
Em terceiro lugar ficou seu conterrâneo e amigo Andrea Iannone, cada vez mais veloz com a Suzuki. O italiano marcou o tempo de 1min29s926 na 68º de 70 voltas e superou o antigo dono de sua moto, Maverick Viñales. O espanhol da Yamaha começou o dia como o mais rápido, mas não conseguiu melhorar suas marcas.
Vencedor do Grande Prêmio da Austrália em outubro do ano passado, Cal Crutchlow anotou a quinta melhor volta do dia, virando em 1min30s065 na última de 61 passagens. O britânico, assim como Márquez e Dani Pedrosa (7º) também experimentou um novo motor preparado pela Honda, realizando um grande progresso desde Sepang.
Pedrosa vinha em sexto lugar até ser superado no finalzinho por Danilo Petrucci. O italiano, pilotando a novíssima Desmosedici GP17 marcou 1min30s262 na última de 68 voltas e foi o piloto mais rápido da Ducati no dia.
Andrea Dovizioso colocou a primeira Ducati oficial apenas em oitavo, marcando sua melhor volta em 1min30s410 após testar várias peças novas na Desmosedici GP17. O italiano ficou a frente do piloto da casa Jack Miller que, como já havia falado, está pilotando com muito mais confiança e encerrou o dia em um impressionante nono lugar. Jonas Folger completou os dez primeiros.
Embora tenha encerrado o dia apenas na 11º posição, Jorge Lorenzo figurou entre os dez primeiros ao longo de toda a sessão, despencando na tabela apenas nos momentos finais. O espanhol teve mais um dia de adaptação à Ducati completando 61 voltas a bordo da GP16. Confira aqui os resultados completos. Os testes continuam amanhã (16).