Marc Márquez confirmou o favoritismo e venceu hoje (1ª) o Grande Prêmio de Aragão de MotoGP. O espanhol dominou a corrida de ponta a ponta não dando chances a Jorge Martin, que chegou em segundo, mas sai líder do campeonato, pois Pecco Bagnaia caiu com Alex Márquez.
Em uma pista que claramente domina, Márquez (Gresini Ducati) foi o mais rápido em todos os treinos livres, conseguiu facilmente a pole position e já havia vencido a Sprint Race ontem (31). Para coroar um final de semana perfeito só faltava a vitória na principal corrida.
Márquez largou com perfeição e não deu chances a seu principal adversário, Jorge Martin (Pramac Ducati) tentar qualquer coisa. O espanhol bem que tentou acompanhar o octacampeão, mas na metade da corrida preferiu se contentar com a segunda posição.
Foi uma sábia decisão de Martin, pois seu grande adversário no campenato não é Márquez e sim Pecco Bagnaia (Ducati), que teve uma corrida para esquecer. De terceiro na largada, o bicampeão do mundo despencou para sétimo e precisou se esforçar para recuperar o prejuízo nas voltas seguintes.
Bagnaia levou cerca de 10 voltas para alcançar a quarta posição, atrás de Alex Márquez (Gresini Ducati), que corria sozinho em terceiro. Na 18ª passagem, o espanhol passou do ponto em uma curva e o italiano quis aproveitar. Os dois acabaram se chocando na volta e foram parar na brita.
Quem herdou a terceira posição foi o valente Pedro Acosta (KTM), que brigou por muito tempo com Bagnaia pela quarta posição. Mais atrás, Enea Bastianini (Ducati) também fazia a sua habitual corrida de recuperação, mas a diferença para os primeiros colocados já era muito grande.
Márquez, portanto, cruzou a linha de chegada com confortáveis 4s7 de vantagem para Martin, em segundo. Foi a primeira vitória do espanhol em uma corrida normal desde o GP de San Marino de 2021, antes da quarta cirurgia no braço e ainda de Honda.
Com a segunda posição, Martin, que havia começado a etapa com três pontos de atraso, sai de Aragão com 299 pontos, enquanto Bagnaia permanece com 276. Mas o italiano correrá em casa na próxima etapa, que é justamente o Grande Prêmio de San Marino, em Misano Adriático.
Grande Prêmio de Aragão – Classificação Final
- Marc Márquez (E), Ducati, 23 voltas em 41min47s082
- Jorge Martín (E), Ducati, +4,789 seg
- Pedro Acosta (E), KTM, +14,904
- Brad Binder (ZA), KTM, +16,459
- Enea Bastianini (I), Ducati, +18,776
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +20,549
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +21,159
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +24,759
- Alex Rins (E), Yamaha, +39,420
- Jack Miller (AUS), KTM, +39,966
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +40,602
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +41,782
- Augusto Fernández (E), KTM, +42,083
- Johann Zarco (F), Honda, +43,264
- Joan Mir (E), Honda, +49,735
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +57,322
- Luca Marini (I), Honda, +1:52,386 min