Marc Márquez contou como fez para vencer o Grande Prêmio da República Checa, hoje (6), no circuito de Brno. O espanhol disse que estava decidido em arriscar para vencer a corrida e homenageá-la à Angel Nieto, que faleceu na quinta-feira passada.
Márquez largou na pole position, mas não conseguiu manter a posição nas primeiras voltas, devido à má escolha dos pneus de chuva macios. O espanhol precisou entrar mais cedo nos boxes para troca de motos e isso acabou sendo decisivo para a corrida.
“Honestamente, foi um domingo difícil. Antes de tudo, um domingo especial. Todos os pilotos estavam correndo por uma lenda que perdemos [Angel Nieto] e foi uma motivação extra. Hoje senti que queria correr o risco de tentar vencer a corrida. A primeira decisão foi no grid, naquele momento foi a decisão incorreta… Coloquei o pneu macio porque meu plano era forçar quatro ou cinco voltas e depois entrar. Mas foi a decisão errada, estava deslizando e perdi muitas posições. Isso me fez entrar nos boxes um pouco mais cedo, mas foi a única chance que tive. Quando eu saí com os slicks, quase caí três ou quatro vezes, mas comecei a me acalmar. Então, quando passei na linha de chegada e vi P1 +20 segundos tudo ficou melhor, o sol saiu!” (Marc Márquez)
Márquez não terá muito tempo para comemorar a vitória. As equipes voltam à pista amanhã (7) para mais uma rodada de testes coletivos e na semana que vem já temos a próxima etapa, o Grande Prêmio da Áustria, que o espanhol quer fazer melhor que no ano passado.
“Deixar Brno com 25 pontos me dá uma boa confiança. Hoje, não sei por que, levantei e disse: ‘Eu quero arriscar’. E eu fiz de todas as maneiras e, no final, temos 25 pontos para o campeonato. Agora vamos aproveitar esta vitória, então há um teste amanhã onde devemos tentar algumas configurações antes de ir para o Red Bull Ring. No ano passado lutamos, mas estávamos lá, não muito longe, então, se pudermos melhorar um pouco, acho que podemos estar no pódio. Mas primeiro devemos aproveitar a vitória, então na sexta-feira após o FP1 e FP2, eu informo como estamos!”
Graças à ousadia na estratégia, Márquez chegou a sua terceira vitória na temporada e agora tem 154, quatorze a mais que Maverick Viñales, que vem em segundo. Andrea Dovizioso é o terceiro com 133 e Valentino Rossi o quarto, com 132.
Leia também
Rossi reconhece deficiência em estratégia: “com certeza não é nosso ponto forte”
MotoGP: com inteligente estratégia, Márquez vence na República Checa
Márquez homenageia Angel Nieto: “abriu as portas para outro esporte na Espanha