O desempenho de Marc Márquez no Grande Prêmio do Catar, realizado no último domingo (26) foi bem discreto, concluindo a corrida apenas na quarta posição. Aqui, o pentacampeão explica o que aconteceu.
Márquez, que havia largado em terceiro chegou a disputar vitória durante as primeiras voltas, antes de ficar para trás e ser superado por Andrea Dovizioso, Maverick Viñales e Valentino Rossi. De acordo com o espanhol, o problema foi a escolha dos pneus.
“Nosso plano era usar o composto mais duro, mas a situação caótica da chuva e os contínuos atrasos criaram muitas dúvidas. No final, decidimos ir com o dianteiro médio, visando reduzir o risco de acidentes, mas este acabou por ser o nosso maior erro do fim de semana. Eu lutava com a frente o tempo todo, não conseguia frear com força e depois de algumas voltas o pneu já estava se desgastando.” (Marc Márquez)
Márquez reclamou muito durante a pré-temporada sobre uma suposta falta de tração da Honda nas acelerações, problema que ainda não está resolvido, segundo seus comentários. Entretanto, foi a incapacidade de frear como gostaria que o levou a decidir desistir da briga pelo pódio.
“Continuamos a ter algumas pequenas questões com aceleração, mas mesmo assim eu tinha uma boa sensação com a minha moto. Mas, com essa escolha de pneus, eu não era capaz de ganhar nas frenagens. Esse é o meu ponto mais forte, então eu decidi, ok vamos terminar esta corrida e na Argentina será outra corrida.”
Nas duas únicas edições realizadas em Termas de Rio Hondo, na Argentina, Márquez apresentou bom desempenho. Em 2015, o espanhol vinha liderando antes de cair na última volta em uma polêmica disputa com Valentino Rossi. Em 2016 chegou à uma tranquila vitória com mais de sete segundos de vantagem sobre o rival.