Marc Márquez venceu hoje (12) o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP, no travado circuito de Sachsenring. O espanhol assumiu a ponta nas primeiras voltas e dominou a corrida, cruzando a linha de chegada 2s2 à frente de Dani Pedrosa. Valentino Rossi completou o pódio.
A prova foi inteiramente monopolizada pelos pilotos oficiais da Honda e da Yamaha. Na largada, Lorenzo realizou uma brilhante manobra, pulando para a primeira posição após ultrapassar Pedrosa e Márquez por fora. Rossi conseguiu superar Andrea Iannone, subindo para quarto ainda na primeira volta.
Lorenzo bem que se esforçou para manter a liderança, mas logo ficou evidente que seria impossível, graças à diferença na escolha dos pneus: a Yamaha optou por correr com os novos pneus assimétricos, menos resistentes enquanto a Honda foi de pneus duros. Márquez não demorou a assumir a primeira posição.
Uma volta antes, Rossi já havia superado Pedrosa e rapidamente colou em Lorenzo, seu grande adversário no campeonato. O italiano chegou a superar seu companheiro de equipe que conseguiu revidar, mas na volta seguinte o espanhol não conseguiu evitar a ultrapassagem.
Disputa restrita à Honda e Yamaha
Pedrosa vinha logo atrás em quarto e os demais pilotos já estavam longe, com Iannone em quinto, seguido de Bradley Smith Yonny Hernandez, Cal Crutchlow, Andrea Dovizioso, os irmãos Pol e Aleix Espargaró, além de Maverick Viñales.
Pedrosa também conseguiu passar Lorenzo, que mais uma vez ficou solitário no quarto lugar. O espanhol da moto #26 passou a apertar Rossi, que por sua vez já não conseguia acompanhar Márquez na liderança. A ultrapassagem acabou acontecendo na curva Sachsen, sem que o italiano oferecesse muita resistência.
Ainda assim, Rossi permaneceu próximo, tentando armar um novo bote nas últimas voltas. Mas, enquanto o italiano pilotava visivelmente no limite, Pedrosa ainda tinha uma reserva. O espanhol passou a ser o piloto mais veloz da pista, chegando a se aproximar de Márquez que cruzou a linha de chegada apenas 2s2 segundos à frente.
Rossi se deu por satisfeito com o terceiro lugar, chegando à frente de Lorenzo, o quarto. Foi o suficiente para o italiano abrir 13 pontos de vantagem na liderança do campeonato. Iannone salvou a honra da Ducati com a quinta posição, já que Dovizioso acabou caindo no terço final da prova.
Smith foi o sexto, Crutchlow o sétimo e Pol Espargaró, que fez diversas ultrapassagens nas últimas voltas chegou em oitavo lugar. Danilo Petrucci colocou a primeira Pramac-Ducati em nono, à frente das Suzukis de Aleix Espargaró e Viñales, que cruzaram a linha de chegada lado a lado, disputando posição até o final. Confira aqui os resultados completos.