Apesar de ter estabelecido o melhor tempo (não oficial) em 1min39s57, Marc Márquez não se mostrou nada satisfeito hoje (26) nos testes de Jerez de La Frontera, na Espanha. O bicampeão do mundo e a Honda ainda lutam para se entender com a nova eletrônica e os pneus Michelin que serão utilizados em 2016.
Márquez completou 58 voltas no circuito andaluz e melhorou seu tempo em quase meio segundo em relação ao primeiro dia (25). Entretanto, o piloto relatou que a consistência é a principal área em que a eletrônica precisa melhorar, principalmente em relação ao novo motor, que é bem diferente de 2015.
“Hoje eu me concentrei no software da Magneti Marelli e, principalmente, no novo motor. Está claro que precisamos de mapeamentos diferentes para o motor de 2015 e 2016 – já que eles são de caráter completamente diferentes – por isso escolhemos trabalhar mais na versão de 2016. Talvez amanhã trabalhemos no motor de 2015, mas vamos ver. Perde-se muito tempo trabalhando na eletrônica, mudando coisas e isso prolonga nosso tempo no box, mas ainda estamos longe de tirar o melhor partido deste software.” (Marc Márquez)
O motor foi o grande ‘calcanhar de aquiles’ da Honda em 2015, sendo descrito como excessivamente agressivo pelos pilotos e engenheiros. A maior preocupação da marca agora é achar o equilíbrio certo do torque, utilizando a centralina padronizada da Magneti Mareli, que é bem menos sofisticada que a que utilizaram nessa temporada.
“O motor desse ano é muito agressivo no topo das rotações e agora (para 2016) temos mais potência em rpm mais baixo, mas ainda não está claro qual é a melhor maneira de entregar o torque, temos de encontrar o melhor equilíbrio. Nós não mexemos muito com os pneus hoje, o dianteiro ainda é difícil de entender, mas sabemos que a Michelin está trabalhando duro.”
Amanhã é o último dia de testes da temporada 2015. Em dezembro as experiências são proibidas, de modo que as equipes só voltarão a entrar na pista no circuito de Sepang, na Malásia, no começo de fevereiro de 2016.
Fotos | Repsol