Maverick Viñales e Marc Márquez foram – de longe – os pilotos mais rápidos dos testes coletivos realizados em Phillip Island, nessa semana. Os dois tem tudo para serem rivais dentro das pistas e fora delas em 2017. Hoje (17) parece ter surgido o primeiro desentendimento entre os espanhóis.
Em um determinado momento do dia, os dois pilotos se encontraram na pista realizando simulações de corrida e, de fato, se comportaram como se estivessem em um Grand Prix de verdade, um acompanhando o ritmo do outro de perto, o que muito irritou Viñales.
“Não sei o que dizer… não é normal. Você está fazendo sua simulação de corrida e alguém sai. Você não pode parar“, desabafou Viñales nos boxes. “Depois de cinco voltas com ele atrás, precisei abortar a simulação de corrida“, contou o piloto da Yamaha. “A pista tem 4 km de comprimento, é estranho que ele estivesse lá, onde eu estava“.
Márquez, no entanto tentou minimizar a situação: “Quando ia saindo, vi que ele passou. Havia alguma distância, recuperei essa distância e o segui por 2 voltas“, disse o piloto da Honda. “A moto dele é estável nas curvas rápidas, como na 1 e 8. Já a nossa moto é mais nervosa, sempre temos alguns problemas aqui. A Yamaha é uma moto muito estável, mas claro, ele foi rápido“, analisou o campeão do mundo.
Perguntado se ele achava que Márquez estava tentando entrar em sua mente, Viñales deixou claro que o incidente só o motivou a forçar ainda mais: “Eu volto a colocar pneus novos e digo, ‘agora sou eu quem vou forçar’. Forço 100%, com um bom ritmo, o mesmo que ele, então eu acho… É legal essa motivação, essa batalha”, respondeu sorrindo.
Apesar da tensão, Viñales também elogiou o desempenho de Márquez: “Ele é muito forte, seus pontos de frenagem são bastante surpreendentes. Essa é uma área onde preciso melhorar“, admitiu o vencedor do GP da Inglaterra do ano passado. A próxima sessão de testes acontece entre 10 e 12 de março no circuito de Losail, palco da primeira etapa do ano, no Catar, dia 26 do mesmo mês.