Marc Márquez garantiu hoje (16) a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP no circuito de Sachsenring. O espanhol cravou o tempo de 1min21s160 superando um surpreendente Hector Barberá que ficou em segundo. Enquanto que Valentino Rossi assegurou um lugar na primeira fila com a terceira posição, Jorge Lorenzo caiu duas vezes e vai largar apenas em 11º.
Ao contrário dos treinos livres de sexta-feira (15), o sol deu às caras no circuito de Sachsenring, esquentando a pista, o clima e o ânimo dos pilotos, que logo trataram de estabelecer tempos velozes mesmo no FP4, último treino livre que serve apenas para se realizar os ajustes finais para a corrida.
Aleix Espargaró da Suzuki começou na frente, rapidamente sendo superado por Andrea Iannone, que estabeleceu 1min22min728. O espanhol deu o troco logo em seguida com 1min22s593 trazendo consigo Rossi em segundo. Enquanto isso, Dani Pedrosa era o quarto e Lorenzo o 10º.
Marc Márquez foi um dos poucos a não ter pressa em ir para a pista, atitude logo justificada. O espanhol estava perfeitamente à vontade e com o tempo de 1min22s131 tirou Espargaró da liderança. Iannone, no entanto, ainda não havia desistido e ao cravar 1min22s005 encerrou o FP4 na frente. Pedrosa ficou em terceiro, Rossi em sexto e Lorenzo em 11º.
Q1: Petrucci surpreende Lorenzo que cai
Depois de ir muito mal nos treinos livres de ontem, Lorenzo precisou fazer uma passagem forçada pelo Q1, a primeira parte da classificação que promove os dois mais rápidos ao Q2. Outra presença incomum era a do britânico Cal Crutchlow. Os dois eram os favoritos a fazerem os melhores tempos.
Eugene Laverty começou na frente, com 1min23s256, logo superado por Danilo Petrucci em quase um segundo, com 1min22s258. Após duas voltas, Lorenzo mostrou a que veio, fazendo 1min21s737 e se estabelecendo na liderança. O espanhol colocava agora meio segundo de vantagem para o italiano da Pramac Racing.
O tempo de Lorenzo parecia imbatível, mas restando menos de um minuto para o final, Petrucci conseguiu superá-lo com 1min21s712. As coisas imediatamente ficaram ruins para o espanhol da Yamaha, que ainda estava na pista e acabou caindo na curva 8 destruindo a sua YZR-M1.
Petrucci, com isso, garantiu a sua passagem para o Q2 ao lado de Lorenzo, que apesar da queda permaneceu na segunda posição. Crutchlow bem que tentou, mas não conseguiu ir além da terceira melhor marca, o que significa que o britânico irá largar na 13º posição no grid.
Q2: Márquez domina e Lorenzo cai de novo
Márquez começou a fase decisiva na frente, mas o espanhol logo foi superado por Pol Espargaró, que marcou 1min21s712. A maior surpresa, no entanto, foi o tempo de Hector Barberá, que com 1min21s633 superava os conterrâneos e assumia momentaneamente a ponta. Enquanto isso, Andrea Iannone era o primeiro a cair sem gravidade, mas praticamente dando adeus às suas pretensões de fazer a pole position.
Barberá não ficou muito tempo na primeira posição, porque logo em seguida, Márquez retomou a liderança com 1min21s581. Rossi vinha sendo discreto, mas estava entre os primeiros, ocupando a terceira posição. Pedrosa era oitavo e Lorenzo – de volta a pista com o macacão todo ralado – vinha em 10º.
O campeão do mundo definitivamente não estava à vontade em Sachsenring e quando restavam menos de três minutos para a bandeirada (e pela terceira vez no final de semana) caiu sozinho, dessa vez na freada para a primeira curva do circuito. O espanhol ocupava apenas a 8º posição naquele momento.
Márquez, por outro lado, estava cada vez melhor e em sua última volta rápida conseguiu melhorar ainda mais, dessa vez para 1min21s160, o suficiente para a pole position. Para a alegria geral da equipe Avintia, Barberá conseguiu se segurar em segundo, à frente de Rossi, que garantiu a primeira fila, meio segundo atrás do líder.
Petrucci foi outro a surpreender em quarto, à frente de Pol Espargaró e Maverick Viñales, que fecha a segunda fila em sexto. Andrea Dovizioso colocou a primeira Ducati oficial apenas em sétimo, à frente de Aleix Espargaró, o oitavo. Iannone ainda conseguiu voltar, mas ficou somente em nono. Pedrosa ficou em décimo e Lorenzo apenas em 11º, à frente de Yonny Hernandez. Confira aqui o grid completo.