Marc Márquez conquistou hoje (3) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, no circuito de Montmeló, próximo à Barcelona. O espanhol cravou o tempo de 1min43s589, colocando quase meio segundo sobre Jorge Lorenzo. Dani Pedrosa completa a primeira fila.
O tempo estava ensolarado e a pista seca quando os pilotos entraram na pista para realização do último treino livre (FP4), que serve como ajuste final para a classificação. Essa sessão teve importância ainda maior nessa etapa, por causa da morte de Luis Salom ocorrida na curva 12 ontem (3) e que motivou uma mudança no traçado. Agora, todos teriam de contornar a chicane interna, que já vinha sendo utilizada pela Fórmula 1.
Andrea Dovizioso começou o FP4 na frente, seguido por seu companheiro de equipe, Andrea Iannone. No entanto, Márquez logo tirou a Ducati da frente, com o tempo de 1min45s194. Logo nos primeiros minutos, um acidente com Danilo Petrucci assustou a todos, mas felizmente o piloto italiano escapou ileso.
Enquanto o líder da sexta-feira, Maverick Viñales melhorava e pulava para terceiro, atrás apenas de Márquez e Iannone, a Yamaha tinha problemas, com Valentino Rossi em 7º e Lorenzo apenas em 14º. Por outro lado, Cal Crutchlow mostrava a evolução da Honda, subindo para segundo, apenas 4 décimos atrás de Márquez. O espanhol encerrou o FP4 na frente.
Q1: Barberá surpreende e Aleix Espargaró decepciona
A primeira fase da classificação começou com Esteve ‘Tito’ Rabat na liderança, rapidamente superado por Yonny Hernandez, da Aspar-Ducati. Não demorou muito para que Aleix Espargaró se colocasse na condição de líder ao estabelecer 1min45s704. O piloto da Suzuki, assim como Andrea Dovizioso, outro que precisou se submeter à repescagem, eram os favoritos para ficarem com as duas vagas.
Restando dois minutos para o término, no entanto, quem estava na ponta era o espanhol Hector Barberá, que com uma Ducati GP14 estabeleceu 1min44s494. Espargaró vinha em segundo e Dovizioso fora, em terceiro. O italiano finalmente respondeu faltando poucos segundos para a bandeirada conquistando a segunda posição, 0s162 atrás do espanhol.
No final das contas, Barberá foi a surpresa do Q1, conseguindo passar para o Q2, junto com Dovizioso. O feito é ainda mais surpreendente porque o espanhol pilota uma moto com dois anos de defasagem em relação ao italiano. Com a terceira posição, Aleix Espargaró ficou de fora, juntamente com Bradley Smith, o quarto.
Q2: Barbará impressiona novamente enquanto Márquez garante a pole
De volta à pista, Márquez imediatamente se colocou na ponta, com 1min43s905, mais de meio segundo à frente de todos os outros. Lorenzo e Rossi já mostravam reação subindo para segundo e terceiro, antes de o italiano ser superado por Viñales e por Dani Pedrosa, novamente enfatizando a força da Honda nessa pista.
Após uma pequena pausa para ajustes finais nos boxes, Barberá mais uma vez surpreendia, chegando a assumir momentaneamente a ponta, antes de Márquez assegurar a pole position com o tempo de 1min43s589. Lorenzo também conseguiu superar o espanhol da Avintia e garantir a segunda posição, com 0s467 de atraso em relação ao líder.
Pedrosa, em seu ataque final, também empurrou Barberá para a quarta posição, ainda assim, uma colocação bastante impressionante, considerando-se que pilota por uma pequena equipe privada e uma moto com dois anos de uso. O espanhol ficou a frente de Rossi, que apenas em sua última volta válida pulou para o quinto lugar, modesto para seus padrões.
Apesar de andar o tempo todo entre os primeiros, Viñales ficou apenas em sexto, fechando a segunda fila. Crutchlow foi o sétimo, Iannone colocou a primeira Ducati oficial apenas em oitavo, à frente de Petrucci, Dovizioso, Scott Redding e Pol Espargaró, que fecham os doze primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.