Marc Márquez foi o mais rápido no treino que decide as 10 primeiras vagas para o Q2 do GP de Aragão. O espanhol ficou cerca de 2 décimos abaixo de Alex Márquez e de Maverick Viñales da KTM, que colocou três motos no top 10.
Márquez (Ducati) já havia sido o mais rápido no primeiro treino livre pela manhã (FP1) colocando quase 1 segundo de vantagem sobre Alex (Gresini Ducati) e o vencedor da última etapa, Marco Bezzecchi (Aprilia). O Motorland Aragón é um circuito em que ele abertamente admite que gosta muito.
Mas quando os pilotos se reencontraram na pista às 14h00 (locais) sob um céu azul e temperaturas bem mais quentes (33 graus) não houve sinais iniciais do mesmo domínio. Os pilotos da KTM, Maverick Vinales e Pedro Acosta, Bezzecchi e Pecco Bagnaia (Ducati), se revezaram na liderança.
Após 25 minutos, Márquez surgiu para acabar com a brincadeira com o tempo de 1min47s370. Bezzecchi vinha em segundo, 0s272 mais lento, seguido de Viñales. Bagnaia havia recuado para a quinta posição. Nesse momento, Ducatis, KTMs e Yamahas estavam no top 10. Apenas a Honda vinha fora.
Por uns bons vinte minutos, houve pouca movimentação nos monitores de tempo. Ficou evidente que os pilotos entraram em ‘modo de teste’ para coletar o máximo de informações possível sobre o desgaste dos pneus no circuito de quase 5,1 km perto de Alcaniz.
Nos últimos 15 minutos, a disputa pelas 10 vagas principais do Q2 começou de verdade. Acosta foi o primeiro a brilhar com 1min47s551 pulando para segundo. Viñales seguiu o exemplo. Depois de muitas corridas ruins, as motos austríacas parecem no páreo novamente.
Sem deixar dúvidas sobre sua dominância, Márquez marcou 1min46s397. Brad Binder havia assumido a segunda posição enfatizando a boa forma da KTM. Mas então Alex Márquez, Acosta, Viñales, Franco Morbidelli (VR46 Ducati), Joan Mir (Honda) e Bezzecchi o ultrapassaram em menos de 1 minuto.
Faltando 10 minutos, enquanto Marc Márquez segurava o tempo mais rápido, seu irmão Alex se aproximou bastante para ficar em segundo, a apenas 0s204 do irmão. Viñales conseguiu outra volta impressionante para ficar em terceiro, assim como Mir em quarto.
Pedro Acosta ficou em quinto, Johann Zarco (LCR Honda) em sexto e Binder em sétimo. Três KTM entre os dez primeiros é algo que não se via há muito tempo. Fermin Aldeguer (Gresini Ducati), Pecco Bagnaia e Morbidelli ficaram com as últimas vagas.
E a Yamaha? Apesar do bom início as M1 não conseguiram acompanhar a evolução nos tempos. O piloto mais veloz foi Alex Rins, apenas em 15ª lugar a mais de um segundo do líder. Pole position nas duas últimas etapas, Fabio Quartararo ficou em uma longinqua 18ª posição.
GP de Aragão – Treino
1.Marc Márquez (Ducati), 1:46.397
2.Alex Márquez (Ducati) a 0.204 segundos
3.Maverick Viñales (KTM) a 0.556
4.Joan Mir (Honda) a 0.556
5.Pedro Acosta (KTM) a 0.603
6.Johann Zarco (Honda) a 0.661
7.Brad Binder (KTM) a 0.699
8.Fermin Aldeguer (Ducati) a 0.733
9.Francesco Bagnaia (Ducati) a 0.788
10.Franco Morbidelli (Ducati) a 0.816
11.Marco Bezzecchi (Aprilia) a 0.825
12.Fabio di Giannantonio (Ducati) a 0.844
13.Enea Bastianini (KTM) a 1.074
14.Raul Fernandez (Aprilia) a 1.083
15.Alex Rins (Yamaha) a 1.112
16.Jack Miller (Yamaha) a 1.155
17.Augusto Fernandez (Yamaha) a 1.226
18.Fabio Quartararo (Yamaha) a 1.445
19.Lorenzo Savadori (Aprilia) a 1.726
20.Miguel Oliveira (Yamaha) a 1.893
21.Somkiat Chantra (Honda) a 2.104