Apesar dos resultados discretos na primeira sessão de testes coletivos realizados essa semana em Sepang, Marc Márquez se mantém tranquilo. O espanhol disse que a situação é menos alarmante que no ano passado: “Hoje sabemos nossos problemas“, disse.
Márquez ocupou posições intermediárias nos dois primeiros dias de teste, deixando para acelerar apenas no terceiro, onde ficou com a segunda posição atrás de Maverick Viñales. A Honda se concentrou em experimentar um novo motor “Big Bang” na RC213V e uma nova configuração eletrônica.
“Estou muito mais feliz com a minha posição, embora o mais importante seja o ritmo. Fizemos muitas voltas, tentando fazer o máximo de trabalho possível e tudo correu bem. Concluímos muito do trabalho programado, embora não tudo. Nós ainda precisamos melhorar em algumas áreas em que eu não estou 100% confortável, mas no geral eu estou feliz porque nós melhoramos ao longo dos três dias, o que é a coisa mais importante. Hoje (1º) nós trabalhamos muito na eletrônica e no acerto. No final, fiz uma mini simulação de corridas de 11 voltas onde poderia ter feito uma volta rápida, mas para nós, era mais importante trabalhar no ritmo. Em geral, estou muito feliz com a forma como os três dias se passaram.” (Marc Márquez)
Questionado pela imprensa espanhola, Márquez falou um pouco mais. O pentacampeão mundial disse que a situação, embora não seja como esperavam é muito mais favorável do que na pré-temporada do ano passado, em que confessou estarem perdidos no acerto.
“Estamos mais perto. No ano passado, éramos muito mais lentos do que os pilotos de ponta e sofremos mais. No último teste eu não entendia nada. Agora entendemos e sabemos onde estão os problemas. Eu também quero testar em outro circuito. Sepang é um traçado muito especial, é muito quente. Aqui eu tenho a lembrança de 2015, quando eu fui muito rápido, mas depois sofri em outros circuitos”.
O próximo teste coletivo da MotoGP acontece no circuito de Phillip Island, na Austrália, entre 15 e 17 de fevereiro. Depois haverá apenas mais uma sessão (10-12 de março) em Losail, no Catar, palco da primeira prova do campeonato, que acontece em 26 de março.