Ciente de que seu quinto título mundial está próximo, Marc Márquez já avisou que correrá com muita cautela no Grande Prêmio do Japão, que acontece nesse final de semana.
Apesar de já ter vencido em Motegi em 2010 (Moto3) e 2012 (Moto2), Márquez ainda está devendo uma vitória no circuito que pertence à Honda, na classe principal. O espanhol, no entanto, afirma que irá proceder com calma mirando colher o máximo de pontos possíveis.
“A rodada tripla oriental sempre marca um período exigente na temporada porque são três corridas consecutivas em diferentes fusos horários e condições diferentes, por isso devemos tratá-las com calma e com a mesma mentalidade temos mantido ao longo desta temporada. O GP do Japão é um circuito que sempre foi difícil para nós. Então se Aragón foi uma pista marcada para atacar, Motegi é uma marcada para desistir e colher o máximo de pontos possíveis. Dito isto, vamos abordá-la com uma mentalidade aberta, visando o melhor resultado possível, mas pronto para se adaptar às circunstâncias.” (Marc Márquez)
Com 52 pontos de vantagem sobre Valentino Rossi restando apenas quatro etapas para o final da temporada e 100 pontos ainda em jogo, Márquez pode se sagrar campeão no Japão se vencer a corrida e o italiano chegar em 15º ou abaixo. Jorge Lorenzo cruzar a linha de chegada de quarto para trás.
Curiosamente, é a Yamaha e a Ducati quem costumam se adaptar melhor ao circuito de Motegi, com a moto japonesa se saindo bem na seção mista da pista e a moto italiana se aproveitando da longa reta oposta para despeja a maior potência da Desmosedici. Tanto é que Andrea Dovizioso marcou a pole em 2014, enquanto Lorenzo venceu a corrida.