Marc Márquez conquistou hoje (11) a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP, no travado circuito Sachsenring. O espanhol estabeleceu o tempo de 1min20s336 baixando seu próprio recorde do ano passado. Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo completam a primeira fila.
Utilizando o chassi da moto de 2014 com o braço oscilante da versão 2015, Márquez se mostrou sempre muito veloz no circuito localizado perto da cidade histórica de Dresden e liderou desde FP4. O bom ritmo ficou evidente com a segunda posição de Dani Pedrosa.
A Honda, de fato parecia muito mais competitiva na Alemanha, já que até Scott Redding, da Marc VDS mostrou grande velocidade, colocando-se na terceira posição no último treino livre. Por outro lado a Yamaha não estava tão rápida quanto em etapas anteriores. Valentino Rossi encerrou o FP4 na quarta posição, enquanto que seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo foi o sexto.
O Q1, que promove os dois mais rápidos para Q2 e define as posições entre 13º e 26º foi emocionante. Yonny Hernandez começou na frente, com 1min21s811. Redding e Loris Baz vinham na sequencia, em segundo e terceiro respectivamente.
Inspirado, Redding tomou a ponta logo depois, com 1min21s666. O inglês, contudo, nem teve tempo de comemorar, porque segundos depois Hernandez e Hector Barberá pulverizaram seu tempo, cravando 1min21s333.
No final, quem surpreendeu foi Maverick Viñales, que colocou a Suzuki na segunda posição, desbancando Barberá e Redding, que ficou muito decepcionado. O espanhol acabou promovido ao Q2, ao lado de Hernandez.
O Q2 começou competitivo, com Andrea Iannone na frente, com 1min21s475. Lorenzo e Pol Espargaró vinham logo atrás, antes de seu irmão, Aleix Espargaró cravar 1min21s432 e colocar a Suzuki em primeiro.
Iannone superou essa marca logo em seguida, mas quem roubou a cena foi Márquez, com 1min20s838, já baixando seu recorde de 2014. Nesse momento, Rossi estava em terceiro e Lorenzo em sexto. O bicampeão, no entanto, não queria ficar atrás e pulou para segundo, com 1min20s921.
Como sempre discreto Pedrosa acertou uma última grande volta e pegou a ponta. Parecia que o espanhol da moto #26 iria comemorar sua primeira pole position de 2015, no entanto Márquez surgiu ainda mais rápido e cravou 1min20s336, fechando a discussão sobre quem seria o pole position na Alemanha.
Lorenzo ainda conseguiu ficar em terceiro, com Iannone em quarto e Hernandez em um surpreendente quinto lugar. Rossi tentou de tudo, mas não conseguiu passar de sexto, ficando à frente de Aleix Espargaró, Pol Espargaró, Bradley Smith e Cal Crutchlow, que fechou os dez primeiros. Completamente apagado, Andrea Dovizioso ficou apenas em 11º. Confira aqui o grid de largada completo.