Agora na condição de piloto oficial da Ducati, Marc Márquez não tem tantos impedimentos para comentar sobre os primeiros testes que fez com a nova GP25 ontem no circuito de Barcelona.
No último dia de testes coletivos antes das férias de inverno, Márquez percorreu 49 voltas, a mais veloz dela foi a penúltima, 1min39s454, o suficiente para ficar em quarto, a seis décimos de seu irmão Alex Márquez com uma Ducati GP24.
“Andei com a moto de 2025 durante 90% do dia. Trabalhei muito com os engenheiros porque quando se está numa equipe de fábrica, temos um plano rigoroso – trabalhamos para os engenheiros”, disse Márquez, explicando a diferença para a equipe Gresini. “Fizemos algumas voltas, a moto tem algumas coisas positivas que funcionam melhor. No final das contas, é uma motocicleta que você tem que pilotar bem. Se você quer ser rápido, você tem que forçar. Mas o sentimento com a equipe foi ótimo – isso é o mais importante.”
O que é melhor comparado com a GP23? “O motor parece melhor nas retas. O comportamento nas curvas é um pouco diferente, então ainda tenho que entender onde está o limite”, explica Márquez. “Mas ainda precisamos de mais tempo para entender isso. O importante foi que Pecco e eu fizemos comentários semelhantes – o que facilita a vida dos engenheiros. Em algumas áreas a moto é muito boa, em outras é um pouco mais difícil. Agora temos que analisar tudo porque você precisa de uma moto estável que funcione em todas as 22 pistas”.
“Mudei dois anos, da GP23 para a GP25 diretamente. Quando se trata de uma moto nova você precisa de mais tempo de pista. Entrei na GP24 com algumas coisas diferentes. Acho que é uma moto mais competitiva, mas é muito cedo”, antecipa Márquez. “Na reta tem muita diferença com a 23, você tem esses décimos extras de graça, principalmente por causa do dispositivo traseiro. São motos diferentes. Mas Estive focado 95% do dia na GP25.”
Agora o próximo contato de Márquez com a Ducati será apenas nos testes coletivos de Sepang, na Malásia, entre 5 e 7 de fevereiro. Depois, só haverá mais uma rodada de testes, no circuito de Buriram, na Tailândia, entre os dias 12 e 13 de fevereiro, palco da primeira etapa de 2025 no final daquele mês.