Já com o sexto título debaixo do braço, Marc Márquez comentou sobre o Grande Prêmio de Valência, onde chegou na terceira posição. O espanhol confessou que foi difícil manter o controle e chegar inteiro ao final da corrida, além de lamentar o acidente de Andrea Dovizioso.
Márquez largou na pole position, mas perdeu a liderança na segunda volta para um decidido Johann Zarco. Quando finalmente conseguiu recuperar a posição perdida, o espanhol cometeu um erro na Curva 1 que quase arruinou seu título mundial.
“A estratégia mais fácil era apenas terminar a corrida, mas foi difícil de me controlar. Deixei Zarco passar porque sabia que ele ia forçar. Atrás dele, conseguia ser mais rápido e estava muito confortável, perdendo concentração e cometendo pequenos erros… quando ele errou, eu o passei mas ele era agressivo. Quando cometi aquele erro, estava com medo de que ele estivesse perto e tentei retardar a freada para evitar um momento crítico, mas depois criei meu próprio momento crítico! Mas consegui ficar na moto e disse ‘hora de terminar a corrida’. Então Lorenzo e Dovizioso cometeram erros e fiquei desapontado com o fato de Dovi não estar aqui porque ele teve uma temporada maravilhosa. Então eu queria forçar para alcançá-los novamente, mas então apenas me concentrei em terminar a corrida.”
Apear da aparente facilidade com que passou pelo final de semana, Márquez enfatizou que não teve uma temporada fácil e garante que muitas coisas precisam ser revistas na moto para a próxima temporada, principalmente par não sofrer tantos acidentes.
“Não foi fácil, eu estava estava forçando em todos os treinos. Mas é algo que precisamos mudar para o futuro, tento ser realista e estou feliz de ganhar, mas há algumas coisas que precisamos melhorar para o próximo ano. Eu tive 27 acidentes e fiquei perto de cair umas 50 vezes. Com 27 acidentes você aprende muito! Mas eu quero melhorar isso para o futuro – mantendo o mesmo nível, porém mais seguro”.
Por fim, o novo hexacampeão mundial ressaltou as qualidades de Andrea Dovizioso, que também sofreu um pequeno escorregão a menos de dez voltas para o final. Márquez disse que os italianos vieram parabenizá-lo após a corrida.
“Eu já disse antes que fiquei desapontado por Dovi não ter terminado hoje, porque ele foi um oponente incrível e uma pessoa incrível. Eu tenho um relacionamento muito bom com ele. E a Ducati foi até os meus boxes para felicitar minha equipe cheios de respeito, isso é muito bom. Aprendi muitas coisas com Andrea, especialmente coisas mentais. A maneira como abordar as corridas e fins de semana me mostrou que você precisa esquecer os outros. Não é todo mundo que consegue fazer isso e ele é um dos, se não o melhor em fazer isso”.
Agora, Márquez só quer relaxar e curtir o momento de seu sexto título mundial e quarto na categoria rainha em cinco temporadas. Mas tudo ficará zerado quando começar o trabalho para a temporada 2018. “Nós somos campeões até dezembro. Mas a partir de 1º de janeiro é um ano novo, e eu serei um novo piloto“, garantiu.