Cal Crutchlow venceu hoje (23) o Grande Prêmio da Austrália de MotoGP, em Phillip Island. O britânico se aproveitou da queda de Marc Márquez, quando liderava para conquistar a sua segunda vitória no ano. Valentino Rossi deu show e chegou em segundo. Maverick Viñales completou o pódio.
Na largada foi Pol Espargaró que pulou na frente, deixando Márquez em segundo. O espanhol, no entanto, só precisou de quatro curvas para retomar a liderança e começar a abrir. Jorge Lorenzo já vinha em oitavo e Rossi em 11º após largar em 15º.
Enquanto Márquez comandava, a grande disputa acontecia pelo terceiro lugar, com Crutchlow, Danilo Petrucci, Andrea Dovizioso e Aleix Espagaró. Lorenzo vinha em sétimo e Rossi, muito combativo, já superava Viñales e Nicky Hayden para ficar em oitavo.
Pilotando com muita vontade, Rossi fazia a melhor volta da corrida (1min29s795) e não demorou a ultrapassar Lorenzo para ficar em sexto. O italiano rapidamente se aproximava do grupo de quatro pilotos que disputava a segunda posição.
A primeira “vítima” foi Pol Espargaró, em quinto. Na volta seguinte foi a vez de Dovizioso, na curva 4. Não demorou muito para que Aleix Espagaró passasse a sentir a presença do italiano e o bote aconteceu na curva 1, na décima volta.
Márquez, enquanto isso, tinha uma confortável liderança de 2 segundos para Cal Crutchlow. Parecia que ninguém poderia tirar-lhe mais uma vitória quando o inimaginável acontece: o espanhol caiu sozinho na curva 4, destruindo a sua Honda e abandonando a corrida.
Isso deixou Crutchlow em primeiro com Rossi em segundo. Mas, ao contrário do que se esperava, o britânico conseguia manter uma boa distância para o italiano, superior a dois segundos. Aleix Espagaró vinha em terceiro e Dovizioso em quarto. Nesse momento era Viñales quem mais progredia, ultrapassando Pol Espargaró para ficar em quinto.
Dovizioso, Viñales e Aleix Espargaró brigavam muito pelo terceiro lugar até que o espanhol da Suzuki #41 acabou caindo, de um jeito muito semelhante ao de Márquez, na mesma curva 4, quando restavam apenas cinco voltas para o final. Isso deixou Pol Espargaró em quinto e Lorenzo em sexto.
Crutchlow continuou pilotando com perfeição para cruzar a linha de chegada em primeiro, com 4s2 de vantagem para Rossi. O britânico atingiu a sua segunda vitória na temporada e na carreira. Viñales até tentou se aproximar do italiano, mas teve que se contentar com a terceira posição. Dovizioso foi o quarto, Pol Espargaró o quinto e Lorenzo, o sexto. Confira aqui os resultados completos.