O Grande Prêmio da Itália, realizado hoje (4) em Mugello foi uma corrida para a Honda esquecer. Apenas na sexta posição, Marc Márquez tentou explicar o baixo desempenho que teve no circuito italiano.
Segundo o pentacampeão, o problema principal foram os pneus, que se desgastavam muito rapidamente. Márquez contou que estava arriscando muito nas curvas para perder tudo nas retas e decidiu ir com mais calma para chegar ao final da corrida.
“Este fim de semana eu tive vários sustos. Isso significa estar no limite. Mas fui para a corrida com entusiasmo e convicção, porque a vontade de fazer o melhor nunca perdi. Fui agressivo, mas uma vez que estava dentro do grupo percebi que arriscava muito nas curvas, mas nas retas me passavam de dois em dois e era difícil duelar. Quando vi que o lado esquerdo do pneu começou a se desgastar decidi diminuir o ritmo.” (Marc Márquez)
Márquez continuou explicando que a própria Michelin recomendou à Honda para correr com os pneus médios que, assimétricos, possuíam uma camada mais dura do lado direito, que o próprio composto duro. Mesmo assim, o desgaste prematuro era quase inevitável.
“As pessoas podem estranhar porque fomos com os médios e não com os duros, mas, embora seja difícil de entender, o lado direito do pneu médio tinha uma camada mais dura que o composto duro que tínhamos e a Michelin recomendou-me para utilizar o médio, porque com o duro não terminaria a corrida.”
Foi uma das piores corridas da Honda nos últimos anos porque, além de Márquez na sexta posição, o próximo piloto da marca classificado foi Esteve ‘Tito’ Rabat, na 11º posição. Para completar o estrago, Dani Pedrosa e Cal Crutchlow colidiram na última volta.
“É um círculo que, quando você está bem na moto e ganha tempo nas retas, as curvas são um pouco mais fáceis. Quando não, você tenta espremer mais nas curvas, aí coloca os pneus em crise e, tentando resolver o problema na aceleração, castigamos ainda mais os pneus. Com os compostos duros eu me sentia bem no Warm Up, o problema é que eles só duravam 12 voltas e faltavam 15 para completar a distância da corrida. Se Dani teve problemas, para mim era impossível com o pneu médio.”
Com Maverick Viñales concluindo a prova em uma boa segunda posição, Márquez perdeu terreno na classificação do campeonato. Enquanto o espanhol da Yamaha é mais líder do que nunca, com 105 pontos, o campeão da Honda é apenas quarto com 68, uma diferença que já chega a 37 pontos.