Em segundo no grid de largada, Marc Márquez confirmou aos jornalistas que realmente tentou observar as linhas de Dani Pedrosa hoje (6), no treino classificatório para o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Jerez. O espanhol, no entanto, se mostrou satisfeito com o desempenho geral.
Márquez foi o mais rápido no último treino livre (FP4) e vinha liderando o Q2, quando foi desbancado por Pedrosa em sua volta final. O campeão do mundo tentou revidar, mas não conseguiu superar o tempo do companheiro.
“Estou muito feliz com o segundo lugar, porque normalmente Jerez é uma pista onde eu tenho problemas, mas hoje eu me senti muito bem e confortável. Com o primeiro pneu eu fiz uma grande volta, e a estratégia era usar três pneus. Mas então quando eu entrei eu vi Rossi e Viñales esperando, então quando eu vi Dani à frente eu o segui em duas ou três curvas para comparar onde ele era mais rápido do que eu.” Marc Márquez)
Apesar de não ter conquistado a pole, Márquez se mostrou muito satisfeito com o desempenho, já que Jerez de La Frontera é uma pista que tradicionalmente favorece mais à Yamaha. Na classificação, no entanto, a primeira fila foi inteiramente formada pela Honda.
“Minha última volta foi muito rápida e felizmente eu salvei um acidente, mas eu gostei muito. Quando cheguei na curva 13 eu ainda estava pensando na anterior e eu não estava me concentrando. Mas eu estou feliz porque o feeling com a moto é bom em uma pista onde normalmente eu luto.”
Márquez irá largar entre Pedrosa e Cal Crutchlow, britânico da LCR-Honda, que assegurou a terceira posição. Já a Yamaha terá Maverick Viñales abrindo a segunda fila em quarto e Valentino Rossi abrindo a terceira, em sétimo. A largada acontece às 09h00 (horário de Brasília).