Marc Márquez voltou à liderança, hoje (24), no segundo dia de testes coletivos em Sepang, na Malásia. O espanhol cravou o tempo de 1min59s844, colocando 58 milésimos de vantagem sobre Jorge Lorenzo.
As temperaturas continuaram elevadas nessa terça-feira na Malásia, mas para a alegria das equipes, não choveu. Márquez superou os problemas nos freios vistos ontem e voltou a ser o mais rápido, apesar de ter chegado a cair.
Apesar de ter deixado o circuito bastante insatisfeito ontem (23), Lorenzo melhorou consideravelmente hoje (24) e com o segundo lugar, foi o único (além de Márquez) a rodar abaixo de 2min00. A Yamaha deu prosseguimento aos testes do câmbio “seamless” completo (que sobe e abaixa as marchas sem intervalos).
A grata surpresa do dia foi a Ducati. Confirmando a boa sensação relatada na estreia da GP15 ontem, Andrea Iannone e Andrea Dovizioso colocaram-se em terceiro e quarto respectivamente, depois de passar o dia experimentando diversas configurações diferentes na nova Desmosedici.
Vale registrar que Iannone conquistou sua melhor volta no começo da sessão vespertina, o momento mais quente do dia. Trabalhando na suspensão e em várias opções de mapas de ignição, Dani Pedrosa ficou apenas em quinto lugar.
Valentino Rossi melhorou seu tempo de ontem, mas ainda assim ficou apenas na sexta posição. O italiano avaliou dois tipos de ajuste na suspensão dianteira, além de continuar os experimentos com a caixa de câmbio seamless.
Bradley Smith e Cal Crutchlow vieram na seqüência, em sétimo e oitavo, respectivamente. Os dois britânicos ficaram à frente de Aleix Espargaró. O espanhol da Suzuki chegou a estar em sexto antes de cair para nono. Seu irmão Pol, chegou a sofrer uma queda, finalizando o dia em 10º.
A Suzuki também parece ter progredido. Maverick Viñales sofreu uma acidente no meio do dia, porém sem maiores conseqüências. O espanhol ficou em 12º, atrás de Danilo Petrucci, novamente muito bem com a Pramac Ducati GP14.3.
Na Aprilia, por outro lado, a situação continua complicada. Álvaro Bautista continuou trabalhando na dirigibilidade e eletrônica da moto, mas foi apenas em 23º e ainda sofreu uma queda no processo.
Marco Melandri recebeu um novo modelo, claramente baseado naquele que usava no World Superbike. Ainda assim, o italiano não conseguiu sair do último lugar, incômoda posição que ocupa desde Sepang 1, há duas semanas.
Hector Barberá foi novamente o piloto mais veloz da categoria Open, em 14º. Jack Miller, ainda está se acostumando à Honda RC213V-RS, ficou em 21º e, queixando-se de falta de aderência na dianteira, chegou a cair sem se machucar. Quem também foi ao chão (sem consequências) foi Loris Baz, nas primeiras horas do treino.
Sepang 2 – Dia 2
01. Marc Marquez (Honda) – 1m59.844s – 63 voltas
02. Jorge Lorenzo (Yamaha) + 0.058s – 1m59.902s – 71 voltas
03. Andrea Iannone (Ducati) + 0.254s – 2m00.098s – 58 voltas
04. Andrea Dovizioso (Ducati) + 0.406s – 2m00.250s – 58 voltas
05. Daniel Pedrosa (Honda) + 0.431s – 2m00.275s – 57 voltas
06. Valentino Rossi (Yamaha) + 0.464s – 2m00.308s 61 voltas
07. Bradley Smith (Tech3 Yamaha) + 0.485s – 2m00.329s – 50 voltas
08. Cal Crutchlow (LCR Honda) + 0.489s – 2m00.333s – 61 voltas
09. Aleix Espargaro (Suzuki) + 0.565s – 2m00.409s – 57 voltas
10. Pol Espargaro (Tech3) + 0.845s – 2m00.689s – 44 voltas
11. Danilo Petrucci (Pramac Ducati) + 0.869s – 2m00.713s – 57 voltas
12. Maverick Vinales (Suzuki) + 0.887s – 2m00.731s – 61 voltas
13. Scott Redding (Marc VDS Honda) + 0.918s – 2m00.762s – 57 voltas
14. Hector Barbera (Avintia Ducati) + 1.003s – 2m00.847s – 53 voltas
15. Yonny Hernandez (Pramac Ducati) + 1.168s – 2m01.012s – 46 voltas
16. Stefan Bradl (Forward Yamaha) + 1.287s – 2m01.131s – 58 voltas
17. Nicky Hayden (Aspar Honda) + 1.789s – 2m01.633s – 57 voltas
18. Michele Pirro (Ducati) + 2.053s – 2m01.897s – 41 voltas
19. Eugene Laverty (Aspar Honda) + 2.100s – 2m01.944s – 56 voltas
20. Karel Abraham (Cardiom AB Honda) + 2.101s – 2m01.945s – 40 voltas
21. Jack Miller (LCR Honda) + 2.124s – 2m01.968s – 65 voltas
22. Mike Di Meglio (Avintia Ducati) + 2.162s – 2m02.006s – 42 voltas
23. Alvaro Bautista (Aprilia Gresini) + 2.377s – 2m02.221s – 40 voltas
24. Loris Baz (Forward Yamaha) + 2.582s – 2m02.426s – 37 voltas
25. Alex de Angelis (Ioda Aprilia) + 3.655s – 2m03.499s – 51 voltas
26. Katsuyuki Nakasuga (Yamaha) + 3.911s – 2m03.755s – 45 voltas
27. Marco Melandri (Aprilia Gresini) + 4.469s – 2m04.313s – 49 voltas