Marc Márquez está na pole position para o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP em Jerez, a sua primeira com uma Ducati. O espanhol fez o melhor tempo na pista úmida superando Marco Bezzecchi e Jorge Martin.
Ambas as sessões de qualificação para a classe de MotoGP, Q1 e Q2 aconteceram em pista molhada em Jerez, com Franco Morbidelli (Pramac Ducati) e Brad Binder (Red Bull KTM) conquistando os dois últimos lugares para a segunda fase.
Márquez (Gresini Ducati) já havia mostrado que estava rápido tendo sido segundo colocado no FP1 e primeiro no FP2, que agora é realizado no sábado pela manhã. Para ajudá-lo ainda mais, o sol voltou a brilhar a tempo do Q2 e a pista a secar a cada volta.
Na primeira tentativa, Binder estabeleceu o primeiro melhor tempo, 1min47s807. Na segunda metade da sessão de 15 minutos, Pedro Acosta (GASGAS) caminhava para um melhor tempo confiante, mas na última curva a roda dianteira escorregou e ele caiu.
A 3 minutos do fim, Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) assumiu a liderança, mas Márquez logo o retirou da posição com o tempo de 1min46s773 e só conseguiu evitar uma queda na Curva 1 graças ao seu incrível controle sobre uma motocicleta.
Esta é a primeira pole position de Márquez com uma Ducati e a sua primeira desde o GP de Portugal de 2023; com a segunda posição Bezzecchi volta a ganhar uma posição de destaque que não ocupava desde o fim do ano passado. Jorge Martin (Pramac Ducati) completa a primeira fila.
Binder, que havia encerrado a sexta-feira fora do Q2 se recuperou bem para ficar em quarto. Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) e Alex Marquez (Gresini Ducati) completam a 2ª fila. Pecco Bagnaia (Ducati), Morbidelli e Enea Bastianini (Ducati) formam a terceira fila.
Dia decepcionante para Acosta, que acabou apenas na décima posição do grid. Pior ainda para Maverick Viñales (Aprilia). O vencedor da última etapa nos EUA vai largar apenas na 11ª posição ao lado do seu companheiro de equipe, Aleix Espargaró (12ª).
GP da Espanha – Grid de Largada
- Marc Márquez (ESP), Ducati, 1:46,773 min
- Marco Bezzecchi (ITA), Ducati, +0,271 seg
- Jorge Martín (ESP), Ducati, +0,608
- Brad Binder (ZA), KTM, +0,957
- Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +1,005
- Alex Márquez (ESP), Ducati, +1,067
- Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, +1,189
- Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +1,343
- Enea Bastianini (ITA), Ducati, +1,589
- Pedro Acosta (ESP), KTM, +1,755
- Maverick Viñales (ESP), Aprilia, +1,822
- Aleix Espargaró (ESP), Aprilia, +2,644
- Johann Zarco (FRA), Honda
- Miguel Oliveira (POR), Aprilia
- Jack Miller (AUS), KTM
- Dani Pedrosa (ESP), KTM
- Raúl Fernández (ESP), Aprilia
- Augusto Fernandez (ESP), KTM
- Stefan Bradl (ALE), Honda
- Joan Mir (ESP), Honda
- Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia
- Luca Marini (ITA), Honda
- Fabio Quartararo (FRA), Yamaha
- Takaaki Nakagami (JAP), Honda
- Alex Rins (ESP), Yamaha