Marc Márquez garantiu hoje (12) a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP no circuito de Sachsenring. O octacampeão destacou o seu talento na pista molhada e vai dividir a primeira fila com Johann Zarco e Marco Bezzecchi.
Já na manhã do segundo treino livre (FP2), as condições climáticas em Sachsenring estavam chuvosas e instáveis. Choveu levemente, às vezes forte, durante toda a sessão. Tudo isso aconteceu com temperaturas em torno de 15 graus.
As mesmas condições prevaleceram no Q1. Depois de ficarem de fora dos dez primeiros na sexta-feira, Zarco (LCR-Honda) e Maverick Viñales (KTM) rapidamente se empuseram sobre os demais e garantiram as duas últimas vagas para o Q2.
Como os pilotos já haviam disputado o FP2 com pneus de chuva, os 12 primeiros pilotos da Categoria Rainha já tinham uma ideia de seus limites quando o Q2 começou. Franco Morbidelli (VR46 Ducati), Brad Binder (KTM) e Márquez (Ducati) assumiram a liderança no começo da sessão de 15 minutos.
A pista estava significativamente mais lenta do que no Q1 e as primeiras voltas giraram em torno de 1min31s. Mas Márquez, em uma demonstração impressionante de habilidade, foi melhorando pouco a pouco, para a casa de 1min28s, 1,3 segundos mais rápido que Zarco, que vinha em segundo.
Atrás deles estavam Morbidelli, Binder e Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati). Com quatro minutos restando, Bezzecchi (Aprilia) também conseguiu uma boa volta, garantindo o segundo lugar. Viñales, a essa altura, teve que visitar o Centro Médico após cair na primeira volta.
Zarco diminuiu a diferença para Márquez na penúltima volta, aproximando-se da liderança em 0,065 segundos. Isso parece ter só aguçado ainda mais os sentidos do espanhol que marcou 1min27s811, o suficiente para a pole position com uma margem de 0s151.
Zarco e Bezzecchi completaram a primeira fila. Morbidelli saiu dos trilhos na última volta, mas manteve a quarta posição. Pedro Acosta (KTM) subiu para quinto deixando Alex Márquez (Gresini Ducati), Fabio Quartararo (Yamaha), Di Giannantonio, Jack Miller (Pramac Yamaha) e Binder para trás.
E quanto a Pecco Bagnaia? O bicampeão mundial não estava confiante e conseguiu apenas um décimo primeiro tempo, ficando na quarta fila do grid. Enea Bastianini (KTM), com apendicite, não vai participar da corrida. Viñales, depois do acidente, é uma dúvida.
GP da Alemanha – Grid de Largada
1.Marc Marquez (ESP), Ducati, 1: 27.811 min
2.Johann Zarco (FRA), Honda, +0,151 seg
3.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, +0,421
4.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +0,839
5.Pedro Acosta (ESP), KTM, +0,968
6.Alex Marquez (ESP), Ducati, +1.431
7.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +1.439
8.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +1.516
9.Jack Miller (AUS), Yamaha, +1.660
10.Brad Binder (ZA), KTM, +1.694
11.Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, +1.942
12.Maverick Vinales (ESP), KTM, sem tempo
13.Miguel Oliveira (POR), Yamaha
14.Fermin Aldeguer (ESP), Ducati
15.Luca Marini (ITA), Honda
16.Raul Fernandez (ESP), Aprilia
17.Joan Mir (ESP), Honda
18.Alex Rins (ESP), Yamaha
19.Ai Ogura (JAP), Aprilia
20.Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia