Marc Márquez garantiu a pole position para o Grande Prêmio de Aragão de MotoGP. Líder desde os treinos livres, o octacampeão colocou quase 1 segundo de vantagem sobre Pedro Acosta e Pecco Bagnaia, que vieram na sequência.
Já estamos na segunda metade do ano e Márquez ainda não conseguiu a sua primeira vitória na Ducati. Mas o espanhol está tendo as suas melhores chances no circuito Motorland Aragón, que domina. O espanhol liderou completamente os dois treinos de sexta-feira com volta recorde.
O Q1 foi realizado com pista seca, mas escorregadia. Brad Binder (KTM) e Pedro Acosta (KTM) foram os promovidos ao Q2, depois de terem uma sexta-feira muito problemática em Aragón. Os doze melhores pilotos foram para a sessão decisiva com alto risco.
Sem surpresa, Márquez (Gresini Ducati) fez o primeiro tempo superior. Jorge Martin (Pramac Ducati), o principal desafiante, foi parar na brita na primeira volta rápida. Mais cauteloso, Bagnaia (Ducati) conseguiu a boa volta que esperava, o suficiente para o 3ª lugar antes ao intervalo.
Restando cinco minutos, todos os pilotos voltaram à pista com pneus novos e macios. Mas Márquez logo mostrou que essa pole era dele ao marcar 1min46s766, quase um segundo à frente de todos. Ainda assim, ele foi um segundo mais lento do que na sexta-feira.
Com a moto reserva, Martin manteve a calma e chegou à segunda fila da grid em quarto lugar no momento crucial. Mas não conseguiu superar Pedro Acosta, que arriscou tudo na última volta e ficou em segundo, na frente até de Bagnaia.
Alex Márquez (Gresini Ducati) e Franco Morbidelli (Pramac Ducati) ficaram em quinto e sexto respectivamente demonstrando, mais uma vez, o domínio das Desmosedici. As coisas correram mal para a Aprilia de fábrica: Aleix Espargaró e Maverick Viñales vão largar apenas em 11ª e 12ª.
Eles ficaram atrás de Brad Binder (7ª) e das duas Aprilia satélite, com Miguel Oliveira supreendendo em oitavo e trazendo Raul Fernandez em nono. Johann Zarco (LCR-Honda) colocou a única moto japonesa entre os dez primeiros. A próxima aparece apenas em 17ª com Fabio Quartararo (Yamaha).
Grande Prêmio de Aragão – Qualificação 2 (12 primeiros)
- Marc Márquez (E), Ducati, 1:47,766 min
- Pedro Acosta (E), KTM, +0,840s
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, +0,842
- Jorge Martín (E), Ducati, +0,876
- Alex Márquez (E), Ducati, +1,041
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +1,348
- Brad Binder (ZA), KTM, +1,726
- Miguel Oliveira (P), Aprilia, +1,784
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +2,157
- Johann Zarco (F), Honda, +2,314
- Maverick Vinales (E), Aprilia, +2,941
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +3,760