Marc Márquez não foi campeão em 2015, mas o ano foi de aprendizado para o bicampeão. Devido aos polêmicos acontecimentos nas duas últimas etapas da temporada, o espanhol disse que finalmente entendeu o significado do termo “guerra psicológica”.
Entrevistado pelo site espanhol SoloMoto, Márquez disse ter compreendido melhor a imensa pressão dentro e fora da pista que um competidor de MotoGP pode sofrer. O piloto da Honda se referia, é claro, aos desentendimentos com Valentino Rossi, que culminaram no choque entre ambos durante o Grande Prêmio da Malásia.
“Quando você está no nosso nível, compete em dois lugares: na pista e fora dela. Sempre foi falado da guerra psicológica, mas mais do que isso, é um pouco de tudo que influencia. A mim, isso nunca afetou até as duas últimas corridas da temporada. Em última análise, é na pista que você tem que ganhar, mas foi fora dela que aconteceu a raiz da ação de Sepang. No final, é preciso saber controlar tudo. Como piloto você precisa estar muito concentrado, tem que fazer o seu e principalmente ouvir aqueles que estão ao seu lado, que são os únicos que vão dizer a verdade.” (Marc Márquez)
Márquez também comentou sobre suas expectativas para 2016, temporada que será marcada por um novo fornecedor de pneus (Michelin) e uma ECU eletrônica padronizada para todas as equipes. Ainda não completamente adaptado às novas regras, o espanhol disse que a HRC precisa construir uma moto que “funcione” para eles.
“Bem, isso vai ser difícil. Temos uma longa temporada pela frente, na qual será essencial gerenciar tudo muito bem. É muito fácil cometer um erro. Por um lado, os pneus são os mesmos para todos, mas esta nova eletrônica, novo software, o que temos visto é um passo atrás do que tínhamos. Precisamos obter o máximo desempenho possível para chegar o mais próximo possível ao que tínhamos antes. E então, com essa eletrônica, precisamos desenvolver uma moto e escolher os passos corretos em nível de motor, onde nós temos tido problemas. Mas é preciso primeiro estabelecer uma boa eletrônica; uma vez que temos isso claro, podemos desenvolver o motor. Não faz sentido colocar um bom motor sem uma eletrônica bem posta, porque você pode confundi-los.”
Nos últimos testes realizados, Márquez tem apresentado tempos competitivos, mas também foi um dos pilotos que mais registrou quedas e acidentes. A temporada 2016 começará em Losail, no Catar em 20 de março.