Luca Marini conquistou hoje (14) a sua primeira pole position de MotoGP no GP da Indonésia. O italiano superou a dupla da Aprilia, enquanto que os duelistas do campeonato, Jorge Martin, Marco Bezzecchi e Pecco Bagnaia ficaram para trás.
Nitidamente pouco à vontade no circuito de Mandalika, Bagnaia (Ducati) já não havia ido bem nos treinos de sexta-feira, quando não conseguiu garantir uma vaga direto no Q2. Obrigado a passar pelo Q1, o italiano assegurou apenas a 13ª posição no grid, ficando fora da fase decisiva pela primeira vez em 2023.
Isso não significou que a vida ficou fácil para os seus rivais, pelo contrário. O Q2 viu duas quedas em alta velocidade envolvendo Marco Bezzecchi (VR46) e Jorge Martin (Martin) na rápida curva 16 do quarto setor, ainda nos estágios iniciais da sessão classificatória.
Na segunda volta, Marc Márquez (Honda) também caiu na curva 16, enquanto que Aleix Espargaró (Aprilia) pulava para o primeiro lugar com o tempo de 1min30s009. Mas então Luca Marini (VR46) arriscou tudo e marcou 1min29s978, a primeira volta abaixo de 1min30s e novo recorde da pista.
É a primeira pole position de Marini na MotoGP, apenas três semanas depois de quebrar a clavícula após uma colisão com Bezzecchi na largada do GP da Índia. O italiano sequer pode correr no Japão por causa de suas lesões. Ele e Enea Bastianini (Ducati) ainda superaram Bagnaia durante o Q1.
Fabio Quartararo (Yamaha) espremeu o máximo de performance que sua YZR-M1 permitia e garantiu um honroso quarto lugar no grid. O mesmo fez Brad Binder, que colocou a primeira KTM na quinta posição, à frente de Martin e Fabio di Giannantonio (Gresini).
Márquez também andou no limite e caiu pela segunda na curva 16 em sua última volta rápida conseguindo apenas a 8ª posição no grid, à frente de Bezzecchi e Jack Miller (KTM). Bastianini, que faz a sua corrida de retorno após o acidente na Catalunha ficou em 11ª e Miguel Oliveira (Aprilia) em 12ª.
GP da Indonésia – Grid de Largada
- Luca Marini, Ducati, 1:29,978 min
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,031 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,154
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,538
- Brad Binder, KTM, + 0,720
- Jorge Martin, Ducati, + 0,764
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,788
- Marc Márquez, Honda, + 0,886
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,930
- Jack Miller, KTM, + 0,992
- Enea Bastianini, Ducati, + 1,083
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 1,215
- Pecco Bagnaia, Ducati
- Johann Zarco, Ducati
- Franco Morbidelli, Yamaha
- Pol Espargaró, KTM
- Raúl Fernández, Aprilia
- Augusto Fernández, KTM
- Joan Mir, Honda
- Taka Nakagami, Honda
- Alex Rins, Honda