Ressuscitar marcas está na moda, especialmente entre investidores indianos. A mais nova é a Yezdi, que foi adquirida pelo Grupo Mahindra e ofertará inicialmente três modelos.
Com a maior produção de motos da atualidade, na casa dos 20 milhões anuais, a Índia precisa de grupos industriais fortes para atender a grande demanda. TVS Motor, Bajaj Auto e Grupo Mahindra estão entre os principais, a ponto de atrair BMW, KTM, Triumph e Harley-Davidson, todas interessadas em suas capacidades produtivas.
Com dinheiro em caixa, elas saíram a campo nos últimos anos comprando marcas com forte apelo histórico. É o caso da TVS Motors, que adquiriu a claudicante Norton em abril do ano passado. Antes disso, em 2016, a empresa Classic Legends (que pertence ao Grupo Mahindra) já havia conseguido os direitos dos nomes BSA e Jawa.
Produzidas entre 1960 e 1996, as motocicletas Jawa são cultuadas na Índia até os dias atuais. Em 1973, o nome Yezdi (uma transcrição fonética do verbo checo “jezdí”, que significa pilotar) foi introduzido, com modelos exportados para a Turquia, Nigéria, Sri Lanka, Egito, Gana, Venezuela, entre outros.
A nova encarnação da Yezdi busca concorrer diretamente com a Royal Enfield no efervescente mercado de clássicas/retrô e, para isso, eles desenvolveram três modelos distintos, Adventure, Scrambler e Roadster. Todas, no entanto, utilizam a mesma plataforma, um motor monocilíndrico de 334 cm³ em um quadro de berço duplo de aço.
Com duplo comando de válvulas, injeção eletrônica e refrigeração líquida, o motor produz entre 29,1 e 30,2 cv a 8.000 rpm, dependendo do modelo. Já o torque máximo é especificado como de 28,2 Nm a 29,9 Nm a 6.750 rpm. É deslocado por uma caixa de seis marchas com transmissão final por corrente.
As motocicletas são apoiadas por garfos telescópicos dianteiros convencionais e amortecedores duplos na parte traseira, com exceção da Adventure, que teve a seção modificada para receber uma mola central única. Discos simples de 320mm na frente e 240mm atrás dão conta da frenagem, com ABS de série.
A Yezdi Roadster, na verdade, mistura elementos de Harley-Davidson e Triumph Bonneville. Possui rodas de 18 e 17 polegadas, tanque de 12,5 litros e posição de pilotagem relaxada. O assento é baixo (790 mm) e o peso máximo é de 184 kg. Um mostrador digital redondo reúne todas as informações. Pode ser adquirida em versões preto fosco ou com abundância de cromados.
Já a Yezdi Scrambler vem com rodas raiadas de 19 e 17 polegadas, altura do assento aumentada para 800 mm e peso reduzido para 182 kg. A ponteira do escapamento aponta para cima e o suporte de placa é montado no braço oscilante. O guidão está mais alto e protetores de mão foram adicionados, assim como um segundo para-lama dianteiro. O painel é adaptado da Roadster, mas reposicionado.
Claramente inspirada na Royal Enfield Himalayan, a Yezdi Adventure possui rodas raiadas de 21 e 17 polegadas, altura do assento de 815 milímetros, tanque de combustível aumentado para 15,5 litros e peso total de 188 kg. Para-lamas altos na frente e atrás resultam no visual típico de enduro, assim como o para-brisa alto, barras de proteção e suporte de bagagem. Todas podem ser encomendados na Índia com efeito imediato.