Parece que estamos fadados a ver o aparecimento de capacetes inteligentes nos próximos anos. Além de a renomada Shoei ter apresentado o seu primeiro protótipo, em Las Vegas, na semana passada, uma pequena marca está disposta a popularizar o formato para qualquer tipo de modelo.
A ousadia partiu da Argon Transform, empresa sediada em Singapura que, baseando o seu funcionamento no conceito de realidade aumentada, oferece um kit que transforma qualquer capacete num capacete inteligente.
O kit consiste em um pequeno HUD (Head Up Display) para colocar no campo de visão do motociclista, com uma câmera, microfone e fones de ouvido. Uma espécie de controle remoto é instalado ao guidão e um módulo posicionado na parte de trás do capacete.
Esse módulo fica fixado em um suporte destacável, onde parte do hardware está alojado e incorpora uma segunda câmara, que serve como um espelho retrovisor, projetado no HUD. As demais funções são as mesmas de um capacete inteligente, ou seja, GPS, gravação de imagens, recepção de chamadas telefônicas e reprodução de música.
Como em outros casos, carecemos de mais informações sobre o peso do conjunto, que não é revelado (e será um dos pontos mais críticos do sistema), bem como o impacto aerodinâmico, nível de ruídos e segurança. Mas eles asseguram que o kit tem 5 horas de autonomia.
Por enquanto o kit da Argon é apenas um protótipo que está em fase de testes sendo experimentado por alguns motociclistas. Eles esperam colocar o produto no mercado por cerca de 650 euros (R$ 2.756,00), mas sua disponibilidade ainda é um mistério.
Nos últimos três anos, vimos uma série de tentativas de se viabilizar o primeiro capacete inteligente do mercado. A pioneira foi a Skully, que criou um protótipo totalmente integrado, antes de fechar as portas em 2016. Com um conceito muito semelhante, a Jarvish ainda pretende colocar o seu modelo à venda regular esse ano.
Na semana passada, a Shoei apresentou, ao lado de uma parceria com a NS West, o primeiro capacete inteligente de sua história. Foi a primeira grande marca a apostar o formato, mas o modelo batizado provisoriamente de IT-HL ainda não está pronto. Assim como a Argon Transform, o anúncio foi feito na feira Consumer Electronics Show (CES).