A equipe Estrella Galicia 0,0 Marc VDS confirmou hoje (1º) o que há muito tempo já estava sendo dado como certo: a ida de Esteve ‘Tito’ Rabat para o time de MotoGP em 2016. O espanhol entrará no lugar de Scott Redding.
Rabat foi campeão pela equipe na Moto2 em 2014, e ainda luta pelo título desse ano, sendo a opção mais lógica para ocupar a vaga de Redding, que irá para a Pramac Ducati. O espanhol venceu a última etapa, após uma intensa batalha com Alex Rins em Aragón.
“O objetivo da minha vida foi, antes de tudo chegar a MotoGP e, em seguida conseguir resultados na categoria rainha. Este é o primeiro passo e por isso eu gostaria de agradecer Marc van der Straten, a equipe e à Estrella Galicia por essa chance e sua confiança em mim. Eu sei que subir à MotoGP em uma Honda RC213V de fábrica não será fácil, mas eu tenho todo o inverno para me preparar para os testes de pré-temporada. Vai ser uma íngreme curva de aprendizado, mas o objetivo será melhorar passo a passo para que estejamos prontos até a primeira corrida no Catar.” (Esteve Rabat)
Nos testes de pneus da Michelin, realizados em Aragón na última segunda-feira (28), Rabat pode experimentar pela primeira vez a potência da Honda RC213V que irá utilizar na MotoGP. O piloto de 26 anos completou 60 voltas impressionando a equipe pelo potencial apresentado.
“O teste em Aragón foi uma experiência incrível. Na primeira vez, você simplesmente não está preparado. Há tanta velocidade, a aceleração é tão forte, as curvas chegam rápido demais! Para ser honesto, é a melhor experiência que você pode ter em uma moto. Depois que me acostumei com a velocidade e o poder e os freios de carbono fui capaz de entender um pouco mais como ela funciona e ir mais rápido. Gostaria de ter pilotado mais tempo, mas, infelizmente, eles queriam fechar a pista!” (Esteve Rabat)
Rabat entrou no Campeonato Mundial em 2005, quando a porta de entrada ainda eram as 125cc de dois tempos. Subiu para a Moto2 e 2011 melhorando progressivamente ano a ano: décimo na estreia, sétimo em 2012, terceiro em 2013 e campeão em 2014, temporada em que marcou mais pontos do que qualquer outro piloto na categoria intermediária em 67 anos de história.