Uma grande estrutura marcou o lançamento da Marc VDS, hoje (5) em Madri, capital da Espanha. Com equipes na MotoGP, Moto2 e Moto3, o time criado pelo bilionário belga Marc Van Der Straten promete fazer bonito no Mundial de Motovelocidade em 2015.
Para bancar tamanha empreitada, Van Der Straten aumentou a parceria com Ignacio Rivera, CEO da cervejaria belga Estrella Galicia, que agora patrocina por igual todas as motos do campeonato mundial.
Na verdade, Van Der Straten é neto do proprietário da cervejaria, que detém um império sediado em Gosselies (na Bélgica) e que também inclui as marcas Stella Artois, Budweiser e Corona. Ou seja: dinheiro é o que não falta.
Em 2015, a Marc VDS dará o seu passo mais ousado, competindo na MotoGP. Eles utilizarão uma Honda RC213V com configuração de fábrica para Scott Redding. O britânico, vice-campeão com eles em 2013 na Moto2, será o único representante na categoria máxima.
“Estou muito feliz por estar em uma equipe onde eu sou o único piloto, é algo que eu sempre sonhara, todos os esforços da equipe sendo focados exclusivamente em mim. Estou feliz por estar de volta à Marc VDS, já conheço a equipe e isso só vai ajudar a alcançar bons resultados nesta temporada. Ainda temos algum trabalho a fazer para diminuir a diferença para as equipes líderes antes de chegarmos à primeira corrida no Catar, precisamos aprender com os caras que são mais rápidos do que nós.” (Scott Redding)
Moto2: consolidação é a palavra
Se na MotoGP, tudo é novo, na equipe da categoria intermediária, Moto2, pouca coisa mudou. Depois de dominarem a classe em 2014, com Esteve ‘Tito’ Rabat e Mika Kallio, o objetivo é apenas manter o nível em 2015.
O clima é tão bom que Rabat, mesmo campeão, abdicou do passo lógico (subir à MotoGP) e optou por permanecer na equipe por mais um ano. O espanhol terá como companheiro de equipe seu velho amigo Alex Márquez, nada menos do que o irmão mais novo de Marc Márquez. Ambos usarão chassi Kalex, chefiados pelo competente Michael Bartholemy.
“Ter o número 1 na moto é uma honra, mas também uma responsabilidade. Eu não vejo nada de errado em continuar na Moto2 para defender a coroa, melhor isso do que ir para a MotoGP em uma moto pouco competitiva.” (Esteve Rabat)
Moto3: os astros do futuro
A divisão da Marc VDS para a categoria iniciante, Moto3, precisou se renovar para 2015. Jorge Navarro, de 19 anos foi mantido, mas eles agora contam com o excepcionalmente jovem Fabio Quartararo, de apenas 15 anos de idade na outra moto.
Nascido em Nice, na França em 20 de abril de 1999, mas formado esportivamente no competitivo motociclismo espanhol, Quartararo foi a estrela da pré-temporada, dominando completamente as sessões realizadas em Valência.
“Me acostumei rapidamente com a nova moto, mas o importante é que conseguimos chegar à um bom acerto. Vamos tentar ter uma boa temporada, mas estamos conscientes de que não conhecemos a maioria dos circuitos, que somos estreantes e não vamos ter muita pressão. O importante é aproveitar as corridas deste ano.” (Fabio Quartararo)
O jovem é considerado tão promissor que a Dorna resolveu mudar idade mínima de entrada no Mundial de Motovelocidade, que é de 16 anos. Agora, se o piloto em questão já for campeão no CEV (a Moto3 espanhola) já está autorizado a ingressar no mundial com 15 anos, o que é o caso de Quartararo.
Confira como ficaram as equipes Marc VDS para 2015
MotoGP: Scott Redding (22 anos)
Moto2: Tito Rabat (25 anos) e Alex Marquez (19 anos)
Moto3: Fabio Quartararo (15 anos) e Jorge Navarro (19 anos)