Apesar da queda sofrida no GP da França, Marc Márquez apresentou um bom desempenho durante todo o fim de semana, tanto que a Honda deixou o circuito com sorrisos. Isso se deve ao novo chassi Kalex, experimentado pela primeira vez em corridas? Eis o que o espanhol acha.
Testado pelo piloto de testes, Stefan Bradl e por Joan Mir nos testes coletivos de Jerez, o chassi Kalex foi levado para o circuito de Le Mans, na França e instalado nas Honda de fábrica. Mir teve a performance habitual, mas Márquez passou direto para o Q2, brigou pela pole e também pelo pódio no domingo.
“O chassi faz uma pequena diferença e ajuda um pouco“, minimizou Márquez. “No meio da curva, prefiro o meu chassi, o anterior. Um dos meus pontos fortes é fazer curvas rapidamente. Mas isso não significa que tenha que ser mais rápido do que com o outro chassi.
“Parece que com o chassi Kalex você precisa adaptar um pouco seu estilo de direção. Você também precisa de mais entrega, mas permite um pouco mais de erro, você pode ir um pouco mais longe e voltar à linha. Com o outro é mais crítico e é mais difícil entender o pneu dianteiro. Com o novo chassi, parece que você recebe avisos prévios com mais frequência“, explicou.
Para os pilotos da Honda, que costumam cair de frente com frequência, esse é um aspecto importante. Márquez não sabe identificar claramente o motivo disso. “Não sei se é o chassi, a aerodinâmica, o motor ou uma combinação de todos eles. Eu disse isso no ano passado e continuo com essa abordagem: digo onde estou perdendo, mas não como melhorar porque eu não sou engenheiro.“
“Eu tento o meu melhor na pista. Tento sobreviver nas corridas que sofro. Estou tentando encontrar uma maneira de ser rápido em uma volta e estou tentando encontrar uma maneira de ser consistente na corrida. Mas depois entro nos boxes e digo quais são as nossas fraquezas e onde perdemos mais. Depois disso, os engenheiros têm que pensar em como fazer uma melhoria”, deixou claro o octacampeão.
Enquanto isso, Alex Rins anseia por receber um chassi semelhante: “eles precisam de mais unidades para disponibilizar“, revelou. “Larguei cinco posições atrás de Mir. Fiquei impressionado como ele conseguia manter a moto na linha e virar em raios mais apertados do que eu. Se você olhar para os tempos de volta, a Honda com o chassi Kalex está indo muito bem“, opina.