Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Marc Márquez na KTM? Que história é essa?

Lucas Carioli 21 de abril de 2023

Estão crescendo os rumores na Espanha de que Marc Márquez poderia deixar a Honda no final de 2024 para juntar-se à KTM. É uma trama que envolve dois pilotos, um patrocinador e um empresário. Confira aqui.

Marc Márquez: um piloto Red Bull acima de tudo.

Não é segredo que Márquez anda insatisfeito na Honda. Ao contrário de épocas anteriores, o octacampeão tem se mostrado muito vocal sobre os problemas da RC213V dizendo coisas como “eu fiz a minha parte [ao me recuperar] e eles não“, ao entregar-lhe uma moto não competitiva.

Do seu lado, a Honda, assim como a Yamaha fizera com Valentino Rossi 15 anos atrás, parece começar a pensar na vida pós “Era Márquez”. A chegada do trio da Suzuki, Joan Mir, Álex Rins e Ken Kawauchi é uma indicação que a reconstrução da equipe não passa apenas por ele.

Novamente impedido de correr na Argentina e nos EUA por uma lesão na mão direta, Márquez teve que se contentar em ver Alex Rins correr com as últimas atualizações desenvolvidas pela Honda e vencer a corrida no Circuito das Américas no domingo passado.

Márquez tem contrato com a HRC até o fim de 2024. Foi um acordo lucrativo assinado pouco antes da malfadada temporada 2020 e que deve ser cumprido. Após isso, no entanto, o futuro do espanhol é uma tela em branco. Gente como Wayne Rainey já disse achar que uma mudança de ares seria bem vinda.

Parece difícil imaginar Márquez em uma Yamaha na fase final de sua carreira. Assim como na Ducati, que tem sua própria linha sucessória e não quer ver um octacampeão tirar os louros da moto. O brilho do espanhol também parece grande demais para a pequena Aprilia, de modo que só resta a KTM.

Pedro Acosta pode ser o pivô dessa movimentação.

Márquez correu pela KTM nas 125cc em 2008 e 2009. As duas partes ainda têm uma ligação em comum: a Red Bull. No ano passado, o piloto de 30 anos trocou o empresário de longa data, Emilio Alzamora, para ter Jimmy Martínez, um dos principais nomes da marca de bebidas energéticas.

Mas a KTM também tem a sua própria escola de pilotos, com um grande trunfo na manga: Pedro Acosta. O espanhol de apenas 18 anos foi campeão com facilidade na Moto3 em 2021 e pode repetir o feito esse ano na Moto2. É considerado um novo Marc Márquez e a Honda está de olho nele faz tempo.

De acordo com Óscar Haro, ex-diretor esportivo da LCR-Honda, Alzamora, depois do que aconteceu com Márquez, estaria disposto a fazer uma pequena “guerrinha” contra o ex-pupilo e se ofereceu para ser o mentor de Acosta, abrindo seu caminho diretamente para a vaga do octacampeão na Repsol-Honda.

Coincidentemente, os contratos de Brad Binder e Jack Miller com a KTM expiram no final de 2024. A marca austríaca, portanto, não teria nenhum impedimento contratual para receber Márquez, ao mesmo tempo que Acosta seria cedido para a Honda.

Parece coisa de filme, mas lembra-se como a ida de Valentino Rossi para a Yamaha, em 2004, parecia absurda? E a de Eddie Lawson da Yamaha para a Honda em 1989? O fato é que todas as peças parecem realmente se encaixar. Como sempre digo aqui, o tempo vai dizer.

Tags: Emilio Alzamora Honda HRC Marc Márquez MotoGP Pedro Acosta Red Bull KTM Factory Racing

Continue Reading

Previous: Telemetria condena Bagnaia: estava fora da trajetória
Next: Pol Espargaró: sem previsão de volta até junho

Leia também

Por que o misterioso desaparecimento do GP da Índia é sinal de alerta para o Brasil
  • MotoGP

Por que o misterioso desaparecimento do GP da Índia é sinal de alerta para o Brasil

25 de julho de 2025
GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires
  • MotoGP

GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires

22 de julho de 2025
Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa
  • MotoGP

Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa

20 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.