Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Marc Márquez: “a decisão foi tomada, usaremos o motor de 2024”

Lucas Carioli 13 de fevereiro de 2025

A Ducati precisou tomar uma séria decisão durante os testes na Tailândia: continuar com o novo motor de 2025 ou voltar ao motor que encerrou a temporada 2024. Depois de hoje, não será mais possível voltar atrás até 2027.

Conforme ficou combinado na última reunião entre as fabricantes sobre o regulamento de 2027, o desenvolvimento dos motores fica congelado pelas próximas duas temporadas, 2025 e 2026. Os testes na Tailândia foram a última oportunidade que elas tiveram de refinar os motores de 1000cc antes da chegada dos 850cc.



A Ducati, como todos os anos, trouxe um motor novo para os testes de Sepang e Buriram. Mas, apesar de ter sido considerado “muito suave”, o novo engenho não agradou completamente Pecco Bagnaia, Marc Márquez e os engenheiros, que tomaram a decisão conjunta de permanecer com a especificação de 2024.

“A Ducati estava muito ciente de que a moto de 2025 – e estou falando especificamente do motor – teria que ser muito melhor que a de 2024, porque a homologação será válida por dois anos e você não pode correr riscos”, disse Márquez.

“A GP24 foi testada durante um ano inteiro, em todos os circuitos, é uma moto que atingiu uma boa base, enquanto a GP25 parece um pouco mais radical”, explicou. “Ela pode te dar algo mais em alguns lugares e sofrer em outros, então continuaremos com a base de 2024, não vamos arriscar.”

A base da decisão da Ducati foi o próprio desempenho da GP24 em suas equipes satélite. Em Sepang, Alex Márquez (Gresini) foi capaz de acompanhar a GP25 tanto em ritmo de classificação quanto de corrida. O mesmo aconteceu com Franco Morbidelli (VR46 Ducati).

“Construir um motor melhor que o de 2024 é difícil”, disse Bagnaia. “Devo admitir que tenho mentido um pouco nos últimos dias. Desde o início estava convencido que o motor de 2024 era melhor. Tentamos melhorar a frenagem com o novo motor, mas não tivemos sucesso. Então trabalhamos muito com o 2024 aqui e percebemos que ainda há espaço para melhorias, o que é ótimo.”



Não é a primeira vez que a Ducati toma uma decisão parecida. Nos testes de 2022, Bagnaia também se queixou do motor, preferindo ir para a temporada com uma especificação com partes de 2021. Jorge Martin, Johann Zarco e Luca Marini foram com o motor novo. Resultado: Bagnaia ganhou o seu primeiro título e nenhum dos demais venceu nenhuma corrida.

Continue Reading

Previous: Ninguém supera Marc Márquez no último dia de testes na Tailândia
Next: O truque da Yamaha para evoluir em 2025: mudar a distribuição de peso da moto

Leia também

Márquez controla Bezzecchi e vence na Holanda
  • MotoGP

Márquez controla Bezzecchi e vence na Holanda

29 de junho de 2025
Márquez supera Quartararo e vence Sprint Race na Holanda
  • MotoGP

Márquez supera Quartararo e vence Sprint Race na Holanda

28 de junho de 2025
Quartararo garante a pole na Holanda. Márquez apenas em quarto
  • MotoGP

Quartararo garante a pole na Holanda. Márquez apenas em quarto

28 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.