Pentacampeão do Rali Dakar, Marc Coma estará de volta na edição 2022 como conselheiro de todos os pilotos da KTM. O objetivo é impedir uma nova vitória da Honda, campeã das duas últimas edições.
Campeã invicta entre 2001 e 2018, a KTM viu sua hegemonia terminar assim que chegou à Arábia Saudita, apesar de contar com os pilotos Toby Price, Sam Sunderland Mathias Walkner e Kevin Benavides – todos campeões mundiais. Coma vai compartilhar sua experiência com eles.
“Ser convidado a regressar ao departamento de Rally como conselheiro para o próximo Dakar é uma grande honra, mas penso que posso ser um verdadeiro trunfo para ajudar toda a estrutura e espero contribuir para devolver a vitória a uma de nossas equipes“, disse Coma.
Coma venceu as edições de 2006, 2009, 2011, 2014 e 2015, todas pela KTM. Depois de seu período como piloto, o espanhol de 45 anos trabalhou três edições na organização do Dakar e chegou a passar um ano como co-piloto de automóveis, por isso acredita que tem muito a agregar.
“Sinto que posso trazer uma experiência e um diferente ponto de vista para ajudar os pilotos e equipes a atingir os nossos objetivos. Depois de sete anos, estou muito feliz por regressar ao Dakar como parte do Grupo KTM AG. Ainda tenho muitos amigos envolvidos na corrida e estou ansioso para experimentar o espírito do Dakar ao vivo mais uma vez, trazendo um pouco da minha energia positiva para todos, e espero alcançar nosso objetivo“, completou.
A edição 2022 do Dakar começa em 2 de janeiro em em Jidá e encerra em Ha’il no dia 14 do mesmo mês. Serão 4.258 km disputados em 18 estágios, 8.375 km de deslocamento total. Entre as motos, número recorde de inscritos, 146 competidores, cerca de 35% a mais do que no ano passado.