Tem sido dias agitados para os britânicos amantes de superesportivas. Depois de a Norton revelar a sua V4RR, hoje (23) foi a vez da Spirit Motorcycles apresentar duas superbikes de altíssimo desempenho: GP-Sport e GP-Street, ambas com um motor de três cilindos e 750cc.
Trata-se de um propulsor derivado da Triumph Daytona 675R, mas com o diâmetro e o curso modificados. A potência é transmitida à roda traseira por meio de, entre outros, uma embreagem deslizante e uma corrente reforçada (passo 428) de baixo atrito.
E falando em potência, tanto a GP-Sport como a GP-Street produzem em torno de 160 cv. Contudo, ambas contarão também com versões “R” de alta especificação que, segundo o comunicado, produzem 180 cv.
O chassi é de tubular em aço cromo molibdênio soldado com inserções de alumínio através de uma técnica avançada e específica. Isso garantiu a rigidez mantendo peso total baixíssimo: apenas 145 kg na versão R e 150 kg nas standard, de ambos os modelos.
Mas o que mais chama atenção nas Spirit é o alto poder de personalização. A mesa (headstock) é totalmente ajustável, assim como as pedaleiras, as suspensões (K-Tech KTR), o ângulo de cáster e o braço oscilante, possibilitando infinitas configurações para um imenso leque de pilotos.
A carroceria (bodywork) é feita de fibra de carbono, assim como as rodas e um excelente pacote eletrônico providenciado graças ao módulo Motec M130 está disponível: suspensão semi-ativa, controle de tração, modos de pilotagem, ABS, Anti Wheelie e comandos voltados para o uso em pistas, como pressão do óleo, cronômetro e memória para voltas mais rápidas.
Os preços anunciados para a GP-Sport e a GP-Street começarão a partir de £ 44.999 libras, enquanto que a GP-Sport R custa £ 64.999 e a GP-Street R £ 69.999 (quase R$ 300 mil reais). Para se ter uma noção, é um valor próximo de uma Ducati 1299 Panigale Superleggera.