É surpreendente, mas ainda existem motocicletas com várias décadas que ainda podem ser encontradas novas, zero-quilômetro, na caixa! E a bola da vez é essa Kawasaki GPZ900R 1988. A relíquia arqueológica foi localizada na Austrália.
Introduzida em 1984, a Kawasaki GPZ900 disputa com a Suzuki GSX-R 750 (de 1985) o título de primeira superbike moderna. Talvez, a máquina de Hamamatsu seja mais radicalmente esportiva, mas a GPZ também ditou tendências. Não acha ela parecia com a nossa Honda CBX 750F?
De qualquer forma, a GPZ900 era uma moto muito moderna, com um motor tetracilíndrico com refrigeração líquida, 16 válvulas, duplo comando por corrente no lado esquerdo. Ah sim, é a mesma conduzida por Tom Cruise no filme Top Gun (1986).
Essas motos eram sonhos de consumo em uma época em que as facilidades de crédito para a aquisição não eram abundantes como hoje. A imensa maioria das pessoas apenas sonhava em tê-las e quem tinha não desperdiçava a chance de viver altas doses de adrenalina.
Por isso mesmo é incrível saber que algumas foram esquecidas e ficaram para trás, como é o caso desta que está a venda pela casa de leilões australiana Burns & Company. Sua fabricação data de julho de 1988 e o manual do proprietário tem a data da compra, 19/8/1988.
Eles não disponibilizaram muitas informações, mas a motocicleta foi comprada do jeito que está pelo proprietário atual em 2015 de um revendedor de motos clássicas de Melbourne. Este, por sua vez, adquiriu-a diretamente da concessionária Williamstown Kawasaki.
Como toda moto, ela vem embalada em uma caixa de madeira semi-desmontada, com as rodas amarradas do lado de fora para a montagem na revendedora. Está tudo lá, os plásticos, os isopores, as fitas de segurança, tudo cheira a 1988. É uma verdadeira cápsula do tempo.
A motocicleta deve ganhar um novo dono e você pode clicar aqui para dar um lance. O preço mínimo são 62.000 dólares australianos, o equivalente a quase R$ 253.000, sem frete. O que você faria? Pessoalmente acho que não resistiria a tirá-la da caixa para vê-la montada. Pôr para andar? Impossível…