Triumph, Indian, Norton, BSA… nos últimos anos vimos o renascimento de muitas fabricantes de motos históricas. Agora, ao que parece é a vez da italiana Morbidelli que está prestes a ser reativada pelas mãos da chinesa QJ Motor.
Fundada por Giancarlo Morbidelli em Pesaro, no centro-leste da Itália, a empresa inicialmente como uma marcenaria construindo móveis e carrocerias de madeira para automóveis. Mas sua paixão eram as motos e as corridas. Em 1968, a divisão de motocicletas foi criada.
Imediatamente eles se inscreveram no campeonato italiano de motociclismo e não demoraram muito para chegar ao mundial, onde seriam campeões na classe 125cc em 1975, 1976 e 1977, além do campeonato das 250cc em 1977.
Em 1994, a Morbidelli irrompeu a cena com o lançamento da Morbidelli V8, uma sport touring com um motor de 8 cilindros em V e 850cc, 32 válvulas e refrigeração líquida. O Livro Guinness de Recordes Mundiais a listou em 2001 como a motocicleta mais cara do mundo.
Apesar de sua produção inviável, a motocicleta se tornou um ícone de design em duas rodas e esteve em exibição nos Museus Guggenheim de Nova York, Bilbao e Las Vegas. Outro exemplar está em exibição no Museu Morbidelli em Pesaro.
A morte de Giancarlo Morbidelli em 2020 decretou o fim da marca, que está inativa desde então. Agora a empresa MBP (Motor Bologna Passione), parceira da poderosa QJ Motor, adquiriu o espólio da marca. A produção será na China, mas o centro de design permanecerá na Itália.
A nova linha será composta por motocicletas de estrada e crossover de 125 a 1000cc, e scooters entre 125 e 500cc. Os primeiros lançamentos serão para os mercados da Europa, Estados Unidos e China, e posteriormente continuarão em todos os países onde o Grupo QJ Motor está presente.