Assim como a Dainese, a Spidi também está começando a oferecer um colete airbag que pode ser utilizado em qualquer jaqueta. O “Air DPS”, no entanto promete oferecer mais proteção e praticidade pelo mesmo preço.
O Spidi Air DPS consiste basicamente de um colete de 3,8 metros que esconde um sistema de airbag completo que protege o piloto em caso de queda. Uma única bolsa de ar garante a proteção das costas, pescoço e lombar fixado através de um arnês de segurança. Além disso uma espécie de colar se forma ao redor do pescoço evitando lesões cervicais.
Os airbags não novidade para a Spidi que começou a trabalhar no assunto ainda em 1999. O sistema DPS, que significa “Spidi Pneumatic Device” em italiano, é completamente mecânico: Em uma queda, quando o cabo de Kevlar é tensionado, o cilindro de CO² de 26 litros é liberado e o airbag acionado.
Trata-se de um mecanismo completamente diferente do “Dainese Smart Jacket” ou mesmo dos macacões com tecnologia “Tech Air” da Alpinestars, que são acionados através de diversos sensores eletrônicos. O sistema da Spidi, contudo, é alegadamente a prova de falhas e, ao contrário dos rivais, dispensa manutenção periódica.
Em caso de ativação, a Spidi ainda garante que o colete pode ser reutilizado apenas com a instalação de uma nova garrafa de CO² sobressalente. Entretanto, a cautelosa marca italiana sugere que, em caso de dois acidentes, a peça seja enviada para uma revisão em um revendedor autorizado.
O Spidi Air DPS é universal, pode ser usado sobre qualquer jaqueta e tem dois ajustes, na cintura e no peito. É feito de tecido impermeável e respirável, além de já estar em conformidade com a normas de segurança da União Europeia. Para completar, tem inserções de material refletivo para melhorar a visibilidade à noite.
Disponivel nos tamanhos, M, L e XL, o Spidi Air DPS está sendo comercializado por 599,90 euros, exatamente o mesmo preço do Dainese Smart Jacket, o que se equivale hoje (21) a mais de R$ 2.600 reais. Não é barato, mas quanto vale a vida e o bem estar?