Os documentos de certificação que confirmam a chegada das novas BMW R18 B e R18 Transcontinental revelam mais detalhes do que se pensava. As cruisers alemãs, por exemplo, são mais compridas, largas e pesadas do que uma Honda Gold Wing.
Como dito anteriormente, os documentos do California Air Resources Board (CARB) indicam que as duas novas versões utilizam o mesmo motor das demais, o dois cilindros contrapostos “Big Boxer” de 1.802 cm³, que rende 92,2 cavalos a 4.750 rpm e 15 kgf.m entre 2.000 e 4.000 rpm.
O peso bruto, no entanto é bem superior. A R18 B (de Bagger) acusa, completamente abastecida na balança, 480 kg e a Transcontinental impressionantes 510 kg. Enquanto isso, a R18 standard tem 420 kg e a R18 Classic, 440 kg.
A GL1800 Gold Wing e sua versão completa, Gold Wing Tour, que serão as duas principais rivais para a máquina alemã, pesam respectivamente 366 kg e 385 kg. É a mesma história quando se trata de largura, com a R18 B e Transcontinental medindo entre 930 mm e 970 mm, enquanto a Honda mede 925 mm.
No comprimento, você precisará ter, pelo menos, 2.640 mm de espaço de garagem para acomodar a R18 Transcontinental, cerca de 2,5 cm a mais que uma Gold Wing Tour cheia de acessórios. Já a R18 Bagger exige ainda impressionantes 2.560 mm enquanto a japonesa sem o trono traseiro precisa de 2.475 mm.
Curiosamente, R18 Bagger e Transcontinental tem o entre-eixos mais curto, o que sugere que ambas as motos contam com um quadro modificado. Embora a parte traseira seja muito semelhante às demais versões, a área da mesa de direção parece ser estendida para frente, enquanto o ângulo dos garfos é muito mais íngreme.
Tão íngreme que um amortecedor de direção precisou ser instalado, em parte, para garantir que as forças aerodinâmicas na enorme carenagem que abriga o para-brisa e o painel não cause oscilações indesejadas. Os documentos também mostram opções de rodas maiores de 21 e 18 polegadas.