Depois de revelar um vídeo, a Bimota soltou agora mais algumas fotos do protótipo KB4, sua nova superbike retrô que deve ser apresentada no primeiro semestre de 2021. A motocicleta tem o mesmo motor da Kawasaki Z1000.
Assim como no vídeo, as fotos revelam o protótipo com suspensórios laterais para a realização de testes de frenagem em uma pista molhada, sem que o piloto se esborrache todo no processo. Confirmando os desenhos anteriores, o design mescla elementos clássicos, como farol redondo, com mecânica moderna.
Mecânica esta que é toda retirada da conhecida Kawasaki Z1000 e seu motor de quatro cilindros de 1.043 cm², o que fica evidente na ponteira do escapamento. Isso significa que a Bimota KB4 deve render, pelo menos, 144 cv a 10.000 rpm e 11,3 kgf.m de torque a 7.300 rotações, quem sabe um pouco mais.
As carenagens laterais, apesar da influência setentista, tem um desenho muito interessante nas tomadas de ar frontais. São quatro entradas, duas de cada lado e parecem estar separadas apenas por um arco que pode muito bem formar uma asa aerodinâmica. Esse arco é integrado às laterais em uma solução vanguardista, bem ao gosto da Bimota.
Fundada em 1973 pelos gurus italianos, Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini, a Bimota sempre se notabilizou por motocicletas de desenho arrojado e soluções de engenharias influentes. A marca vinha de um período de inanição até ser 49% adquirida pela Kawasaki em 2019.
O primeiro fruto da colaboração entre as duas marcas foi a surpreendente Tesi H2 apresentada no ano passado. A Bimota KB4 promete ser mais barata e acessível ao comprador comum, sem perder a aura de exclusividade característica da marca. O seu lançamento é esperado para abril de 2021.