O projeto da primeira motocicleta elétrica de série da Honda parece estar avançando. Novos desenhos de patente revelam o motor e a bateria configurados com muito mais detalhes.

Descoberto em agosto do ano passado, o projeto da Honda utiliza uma CB125R como base, apenas mudando o motor a combustão por um engenho elétrico trifásico refrigerado a óleo. A ideia é manter a motocicleta o mais convencional possível.
Tanto isso é verdade que até as entradas de ar laterais ao redor do tanque de combustível (que são características do modelo) foram mantidas, e agora parecem ser usadas para circular o ar de resfriamento ao redor da bateria da motocicleta.

Extremamente compacto, o motor elétrico utiliza uma transmissão projetada para encaixar diretamente em um chassi existente, o que reduz enormemente os custos de pesquisa e desenvolvimento. Até mesmo o tanque com seu bocal de combustível é o mesma da CB125R, aqui usado para abrigar o soquete de carga.
Nas últimas semanas, quatro novos pedidos de patente, todos parecendo estar relacionados ao mesmo projeto, foram descobertos. Eles contém pelo menos três variações do mesmo tema, cada uma com uma ligeira mudança no arranjo do motor, bateria e transmissão. A Honda parece estar usando designs alternativos para garantir que seus pedidos de patente cubram o escopo mais amplo possível.
Como sempre, não podemos utilizar o projeto como garantia de que a moto chegará à produção, mas à medida que o volume de evidências aumenta, aumentam também as chances de que o trabalho resulte em algo de concreto nas concessionárias.
Até o momento, a Harley-Davidson LiveWire continua sendo a única opção das grandes fabricantes em motos elétricas. Mas a Honda tem uma visão completamente diferente da situação, desenvolvendo um modelo de baixo custo ao invés de irromper a cena com algo caro e exclusivo. Como sempre, o tempo vai dizer quem está certo.