Angel Nieto recebeu uma homenagem de tirar o fôlego ontem (16) nas ruas de Madri, capital da Espanha. Mais de 50 mil motociclistas se uniram para celebrar a vida do lendário piloto espanhol, que faleceu no último 3 de agosto. Uma celebração que ainda contou com a presença de nomes como Marc Márquez e Jorge Lorenzo.
Uma pequena cerimônia privada para 300 pessoas foi realizada, com a presença de seus parentes, autoridades e muitos rostos conhecidos, como Jorge ‘Aspar’ Martínez, Giacomo Agostini, Sito Pons, Alberto Puig, Emilio Alzamora, Alex Criville, Sete Gibernau e Loris Capirossi.
Não pense que os pilotos da atualidade passaram batido. Também lá estavam Marc Márquez, Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa, Maverick Viñales, Alex Rins, Tito Rabat, Álvaro Bautista, Aleix e Pol Espargaró, Héctor Barbera, Xavi Vierge, Joan Mir, Jorge Martín e Albert Arenas. Na ocasião, o prefeito de Madri, Manuela Carmena, deu à família Nieto uma placa comemorativa em homenagem ao famoso “12+1”.
O melhor, no entanto, ainda estava por vir. Um imenso comboio de motocicletas dos mais variados tipos e tamanhos se reuniram no Santiago Bernabéu e seguiu até o Circuito de Jarama, local onde Nieto assinou algumas de suas maiores obras-primas. Lá eles ainda deram uma volta de honra pelo autódromo.
Essa volta, é claro, não poderia ter sido realizada sem os filhos de Nieto, Galete e Pablo, ambos ex-pilotos com passagem pelo Campeonato Mundial. Eles pilotaram as máquinas mais queridas do pai, ou seja, uma Derbi e uma Garelli. Na curva que leva o seu nome, flores foram depositadas debaixo de sua estátua.
Com treze títulos mundiais (12+1 como gostava de falar), Angel Nieto é considerado o primeiro grande ídolo do motociclismo espanhol, o precursor de toda a atual geração. O ex-piloto sofreu um acidente de quadriciclo no dia 26 de julho, quando circulava pelas ruas de Ibiza, onde residia. Nieto tinha 70 anos.