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Madri e Barcelona limitarão muito a circulação de motos na próxima sexta

Lucas Carioli 27 de novembro de 2018


Na Europa, a tolerância com veículos automotores está caindo rapidamente. Em Madri e Barcelona entram em vigor, na próxima sexta-feira (30), novas leis que limitam a circulação de motocicletas nos centros dessas cidades. O objetivo é reduzir o congestionamento e a poluição.

Motos fabricadas antes de 2003 não poderão mais circular nas zonas demarcadas. (Foto: Marc Arias)

Atualmente, Madri já apresenta uma série de “Áreas de Prioridade Residencial” (APR), o que significa que nessas regiões, os não residentes não são autorizados a dirigir, e os limites de velocidade nas estradas de acesso à capital da Espanha foram reduzidos.

Até agora, as motocicletas estavam isentas de quaisquer restrições, mas de acordo com a Associação de Motocicletas da Espanha (AMM), Madri e Barcelona estenderão suas atuais APR para uma área ainda maior, que cobre praticamente todo o centro das cidades e incluirá os veículos de duas rodas.

Os residentes que morarem dentro desta zona ainda poderão utilizar seus veículos, mas estacionar apenas dentro de sua própria vizinhança. Os não residentes cujos veículos possuem etiquetas energéticas “CERO” e “ECO” também podem entrar na área, enquanto aqueles com rótulos de energia B ou C só podem entrar na zona para estacionar em um estacionamento privado ou público. Para motos, as classificações foram definidas como:

– Zero: elétrico com um alcance de 40 km ou mais

– ECO: elétrico com alcance inferior a 40 km

– C: combustão interna, regulamentação Euro3 ou Euro4

– B: combustão interna, regulamento Euro2

E tem mais: motocicletas fabricadas antes de 2003 serão completamente banidas do centro das cidades (cerca de 38,79% dos modelos em Madri estão registradas antes de 1º de julho de 2003 e não têm classificação), enquanto aquelas registradas após essa data só podem entrar na cidade entre as 7h00 e as 22h00. A multa será de 90 euros.

Dos três quartos de um milhão de pessoas que se deslocam a Madri para trabalhar todos os dias aproximadamente 32.250 delas utilizam veículos de duas rodas para se locomover. Entretanto, a capital espanhola possui apenas 6.500 vagas de estacionamento dedicadas para motocicletas.

A Espanha é um dos países mais preocupados com a poluição ambiental atualmente. Além disso, o país ibérico é um dos líderes nas vendas de motos elétricas na Europa. De acordo com o último balanço de vendas, esse tipo de veículo cresceu 49% no último ano.


Tags: Emissões de poluentes Espanha Trânsito

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