A equipe Estrella Galicia 0,0 Marc VDS confirmou hoje (24) a contratação de Thomas Luthi para a temporada 2018 da MotoGP. O suíço será companheiro de Franco Morbidelli e agora restam apenas duas vagas para o próximo ano.
Luthi e Morbidelli se tornaram dois dos principais pilotos da Moto2 nos últimos anos e estão na disputa do título de 2017. Eles vão estrear na categoria rainha nos lugares que atualmente pertencem ao australiano Jack Miller e ao espanhol Esteve ‘Tito’ Rabat.
“Havia uma série de opções abertas quando procurávamos um piloto para a temporada de 2018, mas Lüthi foi a escolha unânime, apesar de ele ser um novato na MotoGP“, disse Marc Van Der Straten, dono da equipe e herdeiro da cervejaria centenária Estrella Artois.
“Ele tem sido um espinho constante para nós na classe intermediária e este ano não é diferente, com sua consistência novamente tornando-o uma séria ameaça para nossas aspirações de título“, continuou, citando a briga de Luthi com Morbidelli pelo título da Moto2. “Tom é uma boa opção e estou feliz e orgulhoso por recebê-lo na família Marc VDS“, encerrou o magnata.
Nascido em Oberdiessbach, na Suíça em 6 de setembro de 1986, Thomas Luthi estreou no campeonato mundial em 2002 pelas 125cc, onde se sagraria campeão mundial em 2005 com a equipe Elit. Dois anos depois ascendeu para as 250cc, com o mesmo time.
Apesar de campeão mundial, Luthi demorou a deslanchar na categoria intermediária, antes de se encontrar na equipe Interwetten, onde compete desde 2010. Com eles, já conquistou nove vitórias, quatro delas na temporada passada, a sua melhor desde o título nas 125cc. O suíço já soma, no total, 15 vitórias, 12 poles e 56 pódios.
A contratação de Luthi também fecha ainda mais o cerco na MotoGP para o próximo ano. Agora, restam apenas duas vagas, na equipe Avintia Racing, que irá dispensar Hector Barberá e Loris Baz. Os mais cotados, até o momento são Mika Kallio, Tito Rabat e Xavier Simeón.
Leia também
Viñales surpreende: “Se eu não puder vencer, torço para que Rossi vença”
Vaga na Avintia custa 1 milhão de euros
Rossi chega à Silverstone confiante: “É uma pista muito divertida”