Matthieu Lussiana venceu hoje (23) o Grande Prêmio de Santa Cruz do Sul, sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade (Moto1000GP). O francês travou uma bela disputa com Luciano Ribodino nas últimas voltas.
Lussiana, que já havia largado na pole position, manteve a posição quando as luzes vermelhas se apagaram e chegou a abrir grande vantagem na liderança. Enquanto isso, seu rival na disputa pelo título, Wesley Gutierrez perdia várias posições, caindo de segundo para oitavo.
O paranaense, no entanto, manteve a calma e começou a recuperar posições, com abandono de Diego Pierluigi, o acidente de Lucas Barros e com uma ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe, Danilo Lewis, se estabelecendo na quarta posição.
Enquanto isso, como já havia acontecido em Curitiba, Lussiana começou a perder rendimento. A BMW S1000RR da equipe de Alex Barros começou a receber a pressão da Kawasaki ZX-10R de Luciano Ribodino.
Lussiana também precisou controlar os nervos para não repetir o acidente de Curitiba. Faltando duas voltas para o final, Ribodino conseguiu a ultrapassagem, no final da reta dos boxes. No entanto, o argentino não conseguiu abrir vantagem como se esperava. Lussiana manteve a pressão e conseguiu recuperar a ponta na última passagem.
A ousadia de Lussiana foi recompensada com mais uma vitória, a terceira na temporada. Entretanto, o francês não viu a bandeirada ser agitada, já que o diretor da prova, distraído, não viu os dois primeiros colocados passarem. O francês precisou de meia volta para se assegurar de que a corrida havia acabado.
Ribodino ficou em segundo, com o português Miguel Praia na terceira posição. Gutierrez ainda conseguiu chegar em quarto, mas o resultado teve um gosto amargo: o paraense deixa o Rio Grande do Sul oito pontos atrás de Lussiana, faltando apenas uma etapa para o término do campeonato.
Na GP Light, a liderança do campeonato também mudou de mãos. Com a vitória, Rodrigo Benedictis ultrapassou o então líder Nicolas Tortone, que chegou em segundo na etapa. Os dois estão separados por 15 pontos. Rafael Bertagnolli completou o pódio.
Na GP600, Juan Solorza, com apenas três corridas disputadas, está se transformando no nome do momento da categoria. O argentino, que já havia feito a pole position, venceu de ponta a ponta e ainda fez a melhor volta. Joelsu “Mitiko” da Silva e Pedro Sampaio chegaram em segundo e terceiro, respectivamente.
Já a GP250 viu uma prova completamente diferente. O vitorioso foi Lucas Torres, depois de largar apenas na sétima posição. Agora, o piloto da equipe Estrella Galicia Racing by Alex Barros, está apenas 9 pontos atrás do líder do campeonato Meikon Kawakami. Os dois decidirão o título na última rodada em Cascavel no Paraná.
Grande Prêmio de Santa Cruz do Sul – Resultado Final
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW), Petronas Alex Barros Racing, com 22min51s935
2º) Luciano Ribodino (ARG/Kawasaki), Aclat Racing, a 0s983
3º) Miguel Praia (POR/Honda), Center Moto Racing Team, a 11s829
4º) Wesley Gutierrez (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 15s372
5º) Alan Douglas (PR/Suzuki), Team Suzuki-PRT, a 16s415
6º) Danilo Lewis (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 16s415
7º) Nico Ferreira (ESP/Kawasaki), Aclat Racing, a 32s226
8º) Marcos Salles (PR/Honda), Competizione Racing Team, a 1 volta
Não completaram
Sergio Fasci (ARG/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing
Lucas Barros (SP/BMW), Petronas Alex Barros Racing
Marco Solorza (ARG/Kawawaki), Solorza Competition
Diego Pierluigi (ARG/Kawasaki), JC Racing Team
Foto | Moto1000GP