Matthieu Lussiana venceu hoje (26) o Grande Prêmio de Campo Grande (MS), quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade (Moto1000GP). Mas, não foi uma tarefa nada fácil. O francês precisou travar um eletrizante duelo com Diego Pierluigi, vencendo o argentino apenas na linha de chegada.
Lussiana, que já havia conquistado a pole position ontem (25) manteve a liderança na largada, cujo grande destaque foi Wesley Gutierrez. O único brasileiro a se intrometer na briga entre os estrangeiros pulou de sexto para segundo, ultrapassando Miguel Praia, Pierluigi e Luciano Ribodino.
Gutierrez tentou ir ao encalço de Lussiana, mas logo ficou claro que não teria pneus para aguentar a corrida toda. Assim o paranaense passou a ser acossado por Pierluigi, que a essa altura já havia superado Ribodino e Praia, ocupando a terceira posição.
Em disputa com Pierluigi, Gutierrez acabou freando tarde demais na primeira curva, escapando da pista e caindo para quinto. O argentino então foi em busca de Lussiana que estava logo à frente e também começava a sentir o desgaste de pneus, principalmente na dianteira. Ribodino vinha em terceiro, com Praia em quarto e Gutierrez em quinto.
Enquanto Lussiana tinha problemas, Pierluigi crescia e colava no francês. Faltando apenas quatro voltas para o final, o argentino finalmente conseguiu a ultrapassagem, mas logo ficou evidente que o desgaste do equipamento atingiria ambos os pilotos.
Os dois passaram a rodar absolutamente colados até que na última volta, Pierluigi derrapou demais em uma freada, possibilitando Lussiana meter por dentro na chicane seguinte, reassumindo a ponta na penúltima curva. Os dois cruzaram a linha de chegada separados por apenas 37 milésimos.
Ribodino garantiu a terceira posição em sua corrida de retorno à equipe de Alex Barros. Praia foi o quarto com Gutierrez em quinto. Sebastian Zerbo completou os seis primeiros. A classe GP1000 EVO teve vitória de Diego Pretel, com Nick Iatauro em segundo. Confira aqui os resultados completos.
Na GPLight, vitória ficou com Marcelo Dhamer. O gaúcho liderou praticamente de ponta a ponta sem ser ameaçado, deixando a disputa mais acirrada pela segunda posição, entre Sandro Campos, Rafael Nunes e Henrique Castro. No final da prova, Castro passou Campos por fora na freada da primeira curva e garantiu a terceira posição, atrás de Dhamer e Nunes.
A classe intermediária, GP600 viu mais um domínio total de Eric Granado. O paulista, que já havia conquistado a pole position com larga vantagem, liderou todas as voltas sem dar chances para ninguém. Joeslu “Mitico” Silva foi o segundo e Ian Testa completou o pódio de uma corrida marcada por diversos acidentes, felizmente sem consequências graves.
Na GPR250 a vitória ficou com Brian David. O piloto da equipe Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros já havia conquistado a pole, mas perdeu a liderança na largada para Meikon e Tom Kawakami. Entretanto, antes do final da primeira volta, David já havia recuperado o segundo lugar.
Na metade da prova, Meikon Kawakami acabou caindo quando disputava a liderança com David. Isso deixou o piloto isolado na liderança, que venceu com 11s547 de vantagem para José Duarte e Tom Kawakami. Os dois protagonizaram o pega mais intenso da prova, tocando carenagens até cruzarem a linha de chegada, separados por apenas 70 milésimos. A próxima etapa acontece em Curitiba (PR) em 30 de agosto.