O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade (Moto1000GP) vai conhecer o campeão da temporada 2014 no próximo domingo, no Autódromo Zilmar Beux, de Cascavel, no Paraná. A disputa está entre Matthieu Lussiana e Wesley Gutierrez.
Os rivais estão separados por apenas 8 pontos. Lussiana, que compete pela equipe Petronas Alex Barros Racing, já conquistou três vitórias na temporada e pode chegar em segundo para ser campeão.
No entanto, a situação de Lussiana não é exatamente tranquila. O francês já teve mais folga na tabela de pontuação, mas sua espetacular queda na última volta da etapa em Pinhais (PR) e a consequente vitória de Gutierrez, recolocaram o brasileiro da equipe Motonil Motor-PDV Brasil na luta pelo título.
Apesar de ter chegado apenas na quarta posição na última etapa, disputada em Santa Cruz do Sul (RS), Gutierrez conta com o apoio da torcida (é paranaense de Londrina) e também com o retrospecto: as duas vitórias conquistadas em 2014 foram no Paraná, na já citada etapa de Pinhais e também em Cascavel, na quarta etapa de 31 de agosto.
As demais categorias também tem corrida decisiva: a GP Light, terá o título discutido entre Rodrigo Benedictis, Nicolas Tortone, Henrique Castro e Ian Testa, primeiro segundo, terceiro e quarto colocados na tabela de classificação, respectivamente.
Na GP600, a disputa também é das mais equilibradas, com Pedro Sampaio apenas um ponto à frente de Joelsu “Mitiko” da Silva. O uruguaio Maximiliano Gerardo vem em terceiro, apenas três pontos atrás do líder. A GP250 verá um tira-teima entre Meikon Kawakami e Lucas Torres. A etapa de Cascavel acontece no dia 14 de dezembro.